Alpha Blondy, Lucky Dube e Tiken Jah Fakoly, três das principais referências do Reggae africano não poderiam ficar de fora deste roteiro. Há que lembrar que a OUA (Organização de Unidade Africana), antecessora da União Africana, foi instituída em Adis-Abeba, capital da Etiópia, sendo anfitrião o imperador Hailé Selassié.
De Alpha Blondy (Dimborokro, 1 de Janeiro de 1954) escolhemos "Bory Samory”, tema que fala dos principais nomes das independências africanas. O ivoiriense tem vários outros sucessos dignos de figurar em qualquer playlist.
Do sul-africano Lucky Dube (Ermelo, 3 de Agosto de 1964), activista anti-apartheid assassinado aos 18 de Outubro de 2007, a opção cai para "Differente Colours - One People”, um apelo à união racial, do álbum "Victims”, editado já numa South pós-apartheid.
Outro ivoiriense é Tiken Jah Fakoly (Odienne, 23 de Junho de 1968), actualmente considerado a voz dos sem voz e um dos que mais incomoda, principalmente, as lideranças políticas da África Ocidental e os satélites africanos da França. O artista, que já esteve exilado no Mali, actuou no cine Karl Marx, em Luanda, aquando da sua tournée de consagração pelo prémio Descoberta da Rádio France International. O seu tema "Françafrique” faz todo o sentido constar do nosso roteiro. Por causa dessa música Tiken Jah Fakoly chegou a ser indesejado em França, há quase uma década.
Nota importante: este roteiro é também uma singela homenagem aos jornalistas empenhados na divulgação da música africana em todas as vertentes. Maria Luísa Fançony (programas Reencontrar África e Afrikya), Ismael Mateus (Raízes), Sebastião Lino (Sons de África), Moisés Luís (Caminhos do Som), Reginaldo Silva (Música Austral), Tomás de Melo e José de Belém (Afribantu), Mário Santos (Sons de África), Irmãos Alves (Mix FM), Billy Pitó (Alta Frequência), Simão Souindoula in memoriam e outros entusiastas como Victor Hugo Guilherme, Helga Mandele, Donquel Paxe, Florita Telo, Agostinho Nunes e Hindhyra Mateta, sempre disponíveis a descobrir e a partilhar os ritmos e harmonias do continente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Camões – Centro Cultural Português (CCP) elegeu a escritora angolana Mira Clok como a escritora do mês de Junho, no âmbito da sua iniciativa mensal de promoção dos autores literários que escrevem em língua portuguesa.
Uma tarde cultural marcada pela realização de um concerto de música gospel e uma feira multidisciplinar foi realizada, no final de semana, na urbanização Nova Vida, em Luanda, promovida pela igreja Pentecostal Ministério Trindade Angola.
A importância da preservação da paz e a promoção da irmandade entre os angolanos é o foco do quinto disco de originais do cantor e compositor Zeca Moreno, a ser apresentado, sábado, às 8h00, durante uma sessão de vendas e assinaturas de autógrafo, na Praça da Independência, em Luanda.
A quarta edição do projecto “Há Jazz no Camões” realiza-se amanhã, às 18h00, no auditório Pepetela, do Centro Cultural Português, em Luanda, numa iniciativa do crítico e divulgador Jerónimo Belo, em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, assim como o apoio de diversos organismos e empresas.
O presidente do MPLA, João Lourenço, defendeu, neste sábado na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que “só com um povo educado, com formação e preparado para enfrentar o mercado de trabalho podemos dizer que estamos em condições de desenvolver o nosso país”.
A candidata do MPLA a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, foi apresentada neste, sábado, na cidade Saurimo (Lunda Sul), pelo líder do partido, João Lourenço, no acto político de massas, no âmbito da pré-campanha visando às Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O Tribunal Constitucional publica, entre domingo e segunda-feira (26 e 27), as listas iniciais das candidaturas formalizadas pelos partidos e coligações de partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral de 24 de Agosto.
Os deputados aprovaram, na generalidade, a Proposta de Lei que altera a Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão, na sequência de uma forte discussão entre os parlamentares do MPLA e os da oposição.
Ana Cangombe nasceu na província do Bié, no mês de Novembro de 1973, com a pele morena, lisa e sem manchas. O tempo passou, e à medida que crescia, tornava-se cada vez mais atraente, dona de traços finos e de um corpo esbelto.
Pelo menos 50 por cento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovados para a província de Luanda, foram concluídos e inaugurados, informou ontem, na Quiçama, o vice-governador para a Área Política e Social.
Cristiano Ronaldo (Manchester United) é o desportista mais influente do mundo e é procurado 145 por cento mais vezes do que o rival Lionel Messi (PSG), noticiou o jornal desportivo português A Bola, na edição online de ontem.