O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O membro do Bureau Político do MPLA e coordenador do Grupo de Acompanhamento à Província do Huambo defendeu, esta segunda-feira, que as reformas e estratégias de desenvolvimento implementadas pelo Presidente da República e líder do partido, nos últimos cinco anos, permitiram uma nova qualidade de vida aos angolanos
Mário Pinto de Andrade prestou estas declarações, no final do discurso do acto político de massas da pré-campanha do partido no poder, orientado pelo presidente do MPLA, João Lourenço, no campo adjacente ao aeroporto Albano Machado.
O político destacou as obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa de Combate à Pobreza, com realce para a construção de mais escolas com sete salas de aula, centros e postos de Saúde, melhoramento da iluminação da rede pública nos municípios e comunas, reabilitação das estradas secundárias e terciárias, merenda escolar e o Programa de Transferências Monetárias "Kwenda”, que está a melhorar a vida das famílias mais vulneráveis.
Mário Pinto de Andrade realçou, também, as reformas no sector da Justiça, implementadas ao longo destes cinco anos, com evidência para o combate à corrupção e à impunidade.
De acordo com o deputado do MPLA e coordenador do Grupo de Acompanhamento à Província do Huambo, apesar das dificuldades no combate à corrupção, impunidade e à bajulação, melhorou-se muito a prestação de contas no país.
"Vimos que hoje a Justiça, a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) actuam de forma diferente, assim como os tribunais que têm tido a coragem de julgar, sem lesar o estatuto político e social do cidadão, que deve ser julgado ou não, tendo em conta a posição da inocência”, reafirmou.
Sublinhou que o Presidente João Lourenço quer galvanizar o eleitorado, para continuar a resolver os problemas do povo, principalmente, nos domínios da Educação, Saúde, Habitação, Água e Energia, tendo apontado como exemplos mais recentes as inaugurações na província do Huambo da Centralidade Halavala, no município do Bailundo, as subestações do Dango, na cidade capital e do Bailundo.
Além das obras em curso, do futuro Hospital Pediátrico com capacidade para 200 camas.
Balanço
No balanço do acto de massas, Rui Falcão, secretário para a Informação do Bureau Político do MPLA, afirmou que o número de militares presentes vai permitir inverter as contas em Agosto. "O nosso objectivo deste acto de massas era de encher o espaço e como vocês viram conseguimos, ultrapassamos os 100 mil militantes previstos. Era isso que nós precisávamos e acreditamos melhorar a nossa posição na província do Huambo,” destacou.
O campo adjacente ao aeroporto Albano Machado, arredores da cidade, foi pequeno para acolher os mais de 100 mil militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, presentes na manhã de 14 de Maio para seguir de perto o discurso do líder do partido, pintados de vermelho, preto e amarelo, as cores dominantes, e em clima de festa, com balões no ar, bandeiras atiradas ao ar. O evento seguiu com a animação cultural dos cantores Bessa Teixeira, Justino Handanga, W-King, Moniz de Almeida, Bambila e outros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
A Assembleia Nacional vai discutir e votar, na próxima quinta-feira, os projectos de leis que autorizam o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, a legislar sobre o Regime Tributário Especial para Cabinda e sobre a Alteração do Regime Fiscal Aplicável à Concessão Petrolífera da Zona Marítima da província mais ao Norte do país.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.