O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
As reformas económicas implementadas pelo Executivo coincidem com as recomendações da 54ª Conferência de Ministros da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), realizada dia 14 do corrente mês, em Dakar (Senegal), de acordo com o secretário de Estado para o Planeamento.
Milton Reis, que falava no briefing semanal com a imprensa, na quinta-feira, apontou, como parte desse alinhamento, a recomendação que insta os países africanos a continuarem a desenvolver o potencial económico do lado da produção de bens e serviços nos quais dispõem de vantagens absolutas e comparativas, assim como a incrementarem as trocas comerciais, com vista a minimizar a dependência económica em relação ao resto do mundo.
O secretário de Estado realçou os esforços nesse sentido empreendidos pelo Governo angolano, que está a aplicar o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), o qual tem-se revelado importante para o desenvolvimento do potencial produtivo do país.
Os acontecimentos mais recentes da vida politica e económica internacional também figuram entre as recomendações da reunião, que encorajou os Estado a "uma reflexão sobre o impacto que a crise desencadeada pela guerra entre Ucrânia e a Rússia poderá ter sobre o desenvolvimento sustentável das economias africanas”.
"O conflito representa uma oportunidade para determinados países africanos beneficiarem, a médio prazo, dos esforços dos países europeus em diversificarem as suas fontes energéticas, sendo que, os países com maiores reservas comprovadas de gás, poderão definir uma estratégia de aumento das suas exportações e aproveitar as suas vantagens comparativas”, segundo uma das recomendações adoptadas pelo encontro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.