A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
Cinquenta e três especialistas da área da Saúde serão formados em matéria de diagnóstico da doença do sono, através de novas técnicas de testes rápidos, de maneira a mitigar a doença no país, avançou, esta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.
Franco Mufinda, que falava durante o acto de abertura da acção formativa, disse que o programa será ministrado por quatro técnicos da República do Congo e contará com profissionais das províncias endémicas (Bengo,Cabinda, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Malanje, Uíge, Zaire e Luanda), onde serão, também, formados 19 especialistas de Saúde das Forças Armadas e da Polícia Nacional.
Acrescentou que a formação terá a duração de cinco dias e surge no âmbito de uma parceria entre os dois países com a Fundação para a Inovação de Novos Diagnósticos (FIND), num projecto transfronteiriço.
"Este projecto teve início em 2016 e abrangendo Angola, RDC e Brazaville, cujo objectivo é eliminar a doença do sono na região ", disse.
O secretário de Estado referiu existir uma estratégia de controlo da doença do sono, visando a sua eliminação como problema de saúde pública, assente em pilares fundamentais como a ampla formação dos técnicos das províncias endémicas, diagnóstico da doença através do rastreio activo da população em risco e rastreio passivo através da integração de testes de diagnósticos rápidos.
A vigilância dos municípios que constituem focos activos, tratamento e seguimento de todos os casos novos, colocação de armadilhas e contagem das moscas capturadas, para avaliação e controlo da mosca tsé-tsé, acções de fumigação em grande escala, bem como pulverização domiciliar e de lagoas onde circulam as lavras fazem parte das estratégias de controlo e combate à doença.
Segundo Franco Mufinda, o Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases registou um aumento no número de casos da doença do sono, tendo sido diagnosticados, no ano passado, 174 doentes, contra 33 de 2020.
O chefe da delegação de formadores da RDC, Simom Kayembe, disse ser uma formação importante, por ser o diagnóstico o primeiro caminho para o combate à doença.
Disse que, actualmente, o Congo tem a doença a ser controlada e a caminho da sua eliminação. Segundo a directora-geral do Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíses, Constantina Machado, a formação abrange médicos, técnicos de análise clínicas e de enfermagem, de forma a melhorar o diagnóstico da doença e o seu tratamento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.