Sociedade

Reforçada prevenção contra Covid–19 nas comunidades rurais

Valter Gomes | Maquela do Zombo

Jornalista

As autoridades sanitárias do município do Sanza Pombo, na província do Uíge, intensificaram, nos últimos dias, a sensibilização das comunidades rurais para que estejam informadas sobre a importância do uso correcto da máscara, lavagem das mãos, distanciamento físico, o uso de álcool em gel e outras medidas, numa altura em o que o município já notificou dois casos positivos de Covid.

03/01/2021  Última atualização 13H51
Sanza Pombo, na campanha de prevenção © Fotografia por: Edições Novembro
A equipa multissectorial e brigadas móveis do município estão a percorrer as comunas e aldeias, passando a mensagem aos habitantes rurais para que estejam em alerta sobre o perigo da pandemia e evitar que a doença se alastre em toda extensão do município. Nas aldeias mais recônditas onde os habitantes não têm acesso aos órgãos de comunicação social, as autoridades tradicionais e religiosas também foram capacitadas para servirem de porta-vozes junto da população.

O director municipal de Saúde do Sanza Pombo, Lukubo Wutawako, disse que foram criadas equipas de resposta rápida, vigilância epidemiológica, monitoria e avaliação do nível de expansão da doença. Uma brigada móvel está a realizar, periodicamente, consultas externas nas comunidades, bem como um grupo de jovens mobilizadores tem  sensibilizado a população.

O responsável realçou que com o registo de dois casos positivos, a situação torna-se preocupante uma vez que metade da população do município ainda ignora as medidas de biossegurança, sobretudo nas zonas rurais, onde o uso da máscara não é notório.   
Lukubo Wutawako afirmou que, no âmbito das estratégias de contenção da pandemia, o município está preparado para detectar qualquer caso suspeito que eventualmente possa existir na comunidade, por isso, aconselhou os habitantes a não se automedicarem, mas a procurarem uma unidade sanitária.

"O sector dispõe de materiais de biossegurança para os técnicos, os centros e postos de saúde foram também abastecidos com materiais de biossegurança, todas as equipas antes de se deslocarem para o terreno são preparadas com luvas, tocas e batas descartáveis, máscaras, álcool em gel, testes e outros materiais de higiene e biossegurança para o rastreio de casos”, assegurou.

O chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública, Ntima Eduardo, recordou que, desde o início da pandemia, a província do Uíge já registou 153 casos positivos, dos quais 105 recuperados, 11 óbitos e 37 activos. Os casos foram notificados nos municípios de Uíge, Negage, Maquela do Zombo, Quitexe, Sanza Pombo, Songo e Mucaba.
No município sede do Uíge, os bairros Mbemba Ngango, Papelão, Dunga, Pedreira e o Centro da cidade são as áreas mais afectadas. Neste momento a província tem em quarentena domiciliária e institucional 178 indivíduos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade