Política

Reforçada cooperação técnica e participação em missões africanas

O reforço da cooperação técnica e participação em missões africanas de paz e calamidades naturais dominou, quinta-feira, em Abuja, o encontro entre o comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Virgínio da Cunha Pinto, e o homólogo da Nigéria, marechal HB Abubakar.

25/05/2024  Última atualização 13H35
Comandante Virgínio da Cunha Pinto e o marechal HB Abubakar analisam intercâmbio © Fotografia por: DR

À margem do 3.º Fórum da Força Aérea Africana, em comemoração dos 60 anos da Força Aérea da Nigéria (NAF), que celebra inovações aeroespaciais e segurança regional no Centro Internacional de Convenções de Abuja, as duas altas patentes firmaram o compromisso de partilhar experiências, conhecimento e recursos dos dois países nas missões de paz da União Africana (UA) e de apoio às calamidades naturais.

Um comunicado da missão diplomática de Angola na Nigéria refere que a participação do país permitiu explorar parcerias estratégicas e soluções inovadoras sobre o futuro da indústria aeroespacial e da experiência sobre a segurança africana.

A cooperação entre os dois órgãos castrenses, segundo o mesmo documento, reflecte-se na actualização do Memorando do Reforço da Cooperação entre ambos países nos domínios da Defesa e Segurança, assinados pelos ministros do sector (João Ernesto dos Santos e Mohamed Badaru Abubakar), durante um encontro à margem da Conferência sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais, realizada, recentemente em Abuja.

O 3.º Fórum da Força Aérea Africana é, também, uma soberana oportunidade para os comandantes deste ramo militar interagirem com os fabricantes de aeronaves, helicópteros, drones e com os fornecedores de equipamentos de última geração e sistemas de Defesa Aérea, Comunicações, Navegação, Treinamento e Simulação.

A alta patente da FAN vai, hoje, assistir, na Base Aérea de Kaduna, a um Festival de Aviação Militar, que marca o ponto mais alto das celebrações do 60.º aniversário da NAF.

O 3.º Fórum é, também, inspirador de um percurso de inovação tecnológica e oportunidades de contemplar o poder aéreo e de segurança colectiva de África, organizado pela Força Aérea da Nigéria.

Na mensagem de boas-vindas, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Nigéria, marechal HB Abubakar, descreveu com orgulho as contribuições do ramo para a segurança nacional.

"Ser uma força altamente técnica tornou exigente a Força Aérea da Nigéria para estabelecer parcerias com países tecnologicamente avançados e com os fabricantes de equipamento original residentes na aquisição das plataformas e conhecimentos necessários para funcionar”, explicou, destacando o percurso dos 60 anos com "mérito de fortes parcerias internacionais”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política