Cultura

Referências da música nacional em festa no Muzonguê da Tradição

Analtino Santos

Jornalista

Yúri da Cunha, António Paulino, Dom Caetano, Augusto Chacayá, Robertinho, Fiel Didi, Clara Monteiro, Moniz de Almeida, Suzanito e Varela são os artistas escolhidos para actuarem amanhã, a partir das 11h00, no Muzonguê da Tradição, acolhido no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, numa edição que celebra os 25 anos da Banda Movimento.

30/03/2024  Última atualização 13H40
Integrantes da Banda Movimento no dia do concerto de comemoração, realizado em Viana © Fotografia por: FOTOS DE FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Para a grande actuação, a Banda Movimento prometeu estar completa, respectivamente com Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nininho (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Mias Galheta (baixo), Beth Tavira (coro) e Romão Teixeira (bateria). Segundo a organização, os artistas convidados estão a preparar um reportório com temas que marcam a cumplicidade mantida com a banda ao longo dos 25 anos.

A produção do Centro Recreativo e Cultural Kilamba junta-se ao movimento de celebração da banda e reforçam a relação que existe, sendo a principal formação musical que tem acompanhado os músicos nas diversas edições do projecto Muzonguê da Tradição.

Para esta edição, a organização garantiu ter acautelada as condições para evitar os constrangimentos ocorridos no último evento, que ficou marcado por uma enchente sem precedentes, que teve como atracções os Kiezos, Jovens do Prenda, António Paulino, Botto Trindade, Augusto Chacayá, Patrícia Faria e Tony do Fumo Filho.

A 10 de Março, a Banda Movimento realizou no Resort Bantu, em Viana, o primeiro de uma série de concertos a realizar ao longo do ano em celebração aos 25 anos de existência. O grupo leva como convidados artistas com os quais partilhou o palco e estúdio. Na estreia estiveram Carlos Lamartine, Calabeto, Prado Paím, Voto Gonçalves, Lulas da Paixão, Livongh, Sabino Henda, Carina Santos e Puto Português.

A Banda Movimento é das mais versáteis no acompanhamento e execução da música angolana. A banda foi fundada a 2 de Março de 1999 pelo Movimento Nacional Espontâneo e, em 2002, o conjunto passou a integrar a Rádio Nacional de Angola. Dos  principais temas da formação destacam-se "Pelenguenha”, "N’gunlungo”, "Ta Stalar”, "Josefa”, "Ta amarrado em Nome do Senhor” e outros.

O Centro Cultural e Recreativo Kilamba foi inaugurado no dia 20 de Dezembro de 2001, carregando a mística do antigo salão Maria Escrequenha, que depois da Independência Nacional passou a Rebita Dr. António Agostinho Neto. Desde Fevereiro de 2007, deu início ao projecto Muzonguê da Tradição, que promove os grandes artistas da música popular e urbana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura