As aulas nas Instituições do Ensino Superior públicas, paralisadas devido à greve interpolada, vão ser retomadas no princípio do próximo mês, confirmou, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Superior.
A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
A redução da violência doméstica, sobretudo dos casos de abusos sexuais, deve ser das prioridades e envolver mulheres de vários extractos sociais, destacou, em Saurimo, o delegado da Justiça e dos Direitos Humano.
Izildo Paulo Gonçalves realçou a importância do reforço das políticas do Executivo contra essa prática, assim como enalteceu a coragem das mulheres para superarem as adversidades, diariamente, pelo equilíbrio, procurando manter uma respeitável presença nas esferas sócio-políticas, económicas e profissionais.
O jurista defende ainda que a prestação da mulher junto da sociedade sirva para a promoção do amor ao próximo, da unidade, da paz e da concórdia no meio das famílias, em especial onde os índices de abuso sexual a menores assumem contornos alarmantes.
Para a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Maria Luísa Martins, é notável o esforço para reduzir o estigma social, atribuindo mérito às prestações das antecessoras na liderança do sector que dirige.
Kazequene Esperança, uma entre centenas de mulheres da Lunda-Sul, é preciso que neste mês de Março todos reflictam mais sobre como se pode buscar as vias adequadas para a educação dos filhos e a estabilidade das famílias. "É preciso fomentar mais entre os jovens valores como o respeito recíproco, para termos uma sociedade capaz de transmitir bons exemplos às novas gerações”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
Ndalatando assinala, hoje, 67 anos da sua ascensão à categoria de cidade, numa altura em que as autoridades administrativas apostam no fomento da auto-construção dirigida, melhoria no fornecimento de energia eléctrica, no abastecimento de água potável, na assistência médica e no sistema de ensino e aprendizagem, principais preocupações dos munícipes.
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.