Regiões

Rede de distribuição de água está a ser reabilitada e ampliada

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

As obras de ampliação e reabilitação da rede de distribuição de água da cidade de Menongue, no Cuando Cubango, decorrem a bom ritmo, com 70 por cento de execução, estando a conclusão prevista, o mais tardar, para Junho deste ano.

19/01/2023  Última atualização 08H41
Iniciativa vai contemplar diversas ligações domiciliares, de forma a facilitar o acesso dos habitantes à água © Fotografia por: EZEQUIEL NDALA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Enquadradas no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a empreitada está a cargo da empresa Prelundo, com um orçamento de mais de três mil milhões de kwanzas, contemplando acima de 700 ligações domiciliares.

O director de Obras da empresa Prelundo, Nelson Martins, recordou que o projecto está dividido em duas fases: a primeira inclui os bairros Popular e Castilho, com um orçamento de mais de 1,9 mil milhões de kwanzas. O projecto teve início no mês de Abril de 2022.

A segunda fase abrange a zona urbana da capital do Cuando Cubango e os trabalhos estão orçados em mais de 1,4 mil milhões de kwanzas.

Nos bairros Castilho e Popular, explicou, já foram executados os trabalhos de abertura de valas para a colocação das tubagens, criação de várias zonas de controlo da pressão da água, colocação de medidores de caudal e aplicação de válvulas para a abertura e fecho das condutas.

No momento, acrescentou, falta apenas executar as condutas adutoras para a ligação à rede de distribuição principal, aplicação de contadores nas residências e a construção de sete chafarizes, com a conclusão prevista para o próximo mês de Abril.

Na zona urbana, disse, as obras tiveram início há pouco menos de cinco meses e decorrem várias operações, desde a construção de um sistema de distribuição de água, com a aplicação de tubagens, à execução de ramais domiciliares, todos com o término previsto para o próximo mês de Junho.

"A princípio, o projecto não previa a construção de um sistema de abastecimento de água potável na zona urbana, mas pelo elevado grau de problemas apresentados na rede já existente chegamos à conclusão que não valeria a pena pegar naquele sistema, mas sim construir um outro”, aclarou.

Nelson Martins considerou importante fazer-se a ampliação do sistema de captação e de toda a zona de tratamento, defendendo ser necessária a monitorização do referido sistema, visando a resolução dos problemas relacionados à distribuição de água.

"Cerca de 70 a 80 por cento da água produzida é desperdiçada, porque temos uma rede obsoleta, trabalha-se muito, mas poucas pessoas usufruem desta água”, disse.

No final dos trabalhos, garantiu, os sistemas de abastecimento, tanto o novo, como o antigo, construído em 2016, estarão interligados, com a devida monitorização, para evitar os desperdícios na rede.

O projecto, realçou, vai contemplar, igualmente, a ligação domiciliar na Maternidade Provincial do Cuando Cubango, localizada no bairro Victória, assim como em todos os edifícios públicos, com maior realce para as instituições escolares e de saúde, nos arredores dos bairros abrangidos pelo projecto.

 

 Empregos criados

No total, 120 jovens beneficiaram de empregos directos e indirectos, através do projecto de reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água de Menongue, realizado no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Do número de jovens empregados, 100 beneficiaram de empregos directos e mais de 20 de indirectos, sendo que 90 por cento foram contratados localmente e têm contribuído de forma positiva para a efectivação do referido projecto, que está a ser levado a cabo na zona urbana e nos bairros Popular e Castilho.

Os trabalhos, esclareceu, decorrem a bom ritmo, contando com a colaboração da população, que permite aos técnicos fazerem o trabalho na normalidade, indicando os locais onde acham melhor colocar as tubagens e os contadores.

O director de Obras lamentou, apenas, o comportamento de alguns amigos do alheio que danificam e roubam alguns materiais já aplicados nos locais de trabalho. "A população deve entender que este bem está a ser colocado à disposição de todos, para melhorar as condições de vida”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões