Política

Reconduzido principal gestor da ENDIAMA

O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, Sexta-feira, José Manuel Ganga Júnior ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Empresa de Diamantes de Angola (ENDIAMA - E.P).

26/11/2022  Última atualização 09H52
Reconduzido principal gestor da ENDIAMA © Fotografia por: DR

No Despacho Presidencial, João Lourenço nomeou os administradores executivos Laureano Receado Paulo, Ana Maria Feijó Bartolomeu, Teófilo Assunção Rodrigues Chifunga e Domingos Mateus dos Santos Neves Margarida.

Para os cargos de administradores não executivos, o Presidente da República nomeou Santana André Pitra e Ngola Kabangu.

Antes, em outro Despacho, o Titular do Poder Executivo deu por findo o mandato de José Manuel Ganga Júnior, como presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA - EP, cargo para o qual havia sido nomeado em Novembro de 2017. No mesmo Despacho, o estadista deu por findo o mandato dos administradores executivos Laureano Receado Paulo, Ana Maria Feijó Bartolomeu, Osvaldo Jorge Campos Van-Dúnem e Joaquim Filipe Luís.

O documento indica que Santana André Pitra teve por fim o seu mandato, para o qual havia sido nomeado em Novembro de 2017, como administrador não executivo.

Fundada a 15 de Janeiro de 1981, a ENDIAMA - E.P. é uma empresa pública vocacionada para prospecção, exploração e comercialização de diamantes. Actua em território nacional como operadora e concessionária exclusiva na gestão da cadeia de valor do subsector diamantífero.

 

Nomeações na SODIAM

No mesmo dia, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou Eugénio Pereira Bravo presidente do Conselho de Administração da Empresa de Comercialização de Diamantes SODIAM, E.P.

Segundo o Despacho Presidencial, foram, igualmente, nomeados Fernando Teixeira da Fonseca Amaral e José das Neves Gonçalves Silva como administradores do Conselho de Administração da SODIAM.

De acordo com o documento, o Presidente João Lourenço delegou poderes ao ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, para conferir posse às entidades mencionadas. Em outro Despacho, o Chefe de Estado deu como findos os mandatos de Eugénio Pereira Bravo, Fernando Teixeira da Fonseca Amaral e José das Neves Gonçalves Silva, respectivamente presidente do Conselho de Administração e administradores da companhia.

 A Empresa Nacional de Comércio de Diamantes de Angola (SODIAM – EP) é uma empresa estatal responsável pelo controlo e supervisão da compra, venda e exportação/importação de diamantes em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política