O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, Sexta-feira, José Manuel Ganga Júnior ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Empresa de Diamantes de Angola (ENDIAMA - E.P).
No Despacho Presidencial, João Lourenço nomeou os administradores executivos Laureano Receado Paulo, Ana Maria Feijó Bartolomeu, Teófilo Assunção Rodrigues Chifunga e Domingos Mateus dos Santos Neves Margarida.
Para os cargos de administradores não executivos, o Presidente da República nomeou Santana André Pitra e Ngola Kabangu.
Antes, em outro Despacho, o Titular do Poder Executivo deu por findo o mandato de José Manuel Ganga Júnior, como presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA - EP, cargo para o qual havia sido nomeado em Novembro de 2017. No mesmo Despacho, o estadista deu por findo o mandato dos administradores executivos Laureano Receado Paulo, Ana Maria Feijó Bartolomeu, Osvaldo Jorge Campos Van-Dúnem e Joaquim Filipe Luís.
O documento indica que Santana André Pitra teve por fim o seu mandato, para o qual havia sido nomeado em Novembro de 2017, como administrador não executivo.
Fundada a 15 de Janeiro de 1981, a ENDIAMA - E.P. é uma empresa pública vocacionada para prospecção, exploração e comercialização de diamantes. Actua em território nacional como operadora e concessionária exclusiva na gestão da cadeia de valor do subsector diamantífero.
Nomeações na SODIAM
No mesmo dia, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou Eugénio Pereira Bravo presidente do Conselho de Administração da Empresa de Comercialização de Diamantes SODIAM, E.P.
Segundo o Despacho Presidencial, foram, igualmente, nomeados Fernando Teixeira da Fonseca Amaral e José das Neves Gonçalves Silva como administradores do Conselho de Administração da SODIAM.
De acordo com o documento, o Presidente João Lourenço delegou poderes ao ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, para conferir posse às entidades mencionadas. Em outro Despacho, o Chefe de Estado deu como findos os mandatos de Eugénio Pereira Bravo, Fernando Teixeira da Fonseca Amaral e José das Neves Gonçalves Silva, respectivamente presidente do Conselho de Administração e administradores da companhia.
A Empresa Nacional de Comércio de Diamantes de Angola (SODIAM – EP) é uma empresa estatal responsável pelo controlo e supervisão da compra, venda e exportação/importação de diamantes em Angola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.