Regiões

Recomendado mais agentes para expansão da alfabetização

O responsável do programa de alfabetização e ensino de adultos, no Cuando Cubango, apelou, na cidade de Menongue, ao Ministério da Educação a recrutar ou contratar alfabetizadores de forma permanente para expandir os serviços às comunidades e a evitar as desistências.

25/01/2023  Última atualização 09H26
Programa de alfabetização e ensino de adultos é extensivo a nove municípios da província do Cuando Cubango © Fotografia por: DR

Em declarações ao Jornal de Angola, Francisco Cambinda disse, segunda-feira, que o programa de alfabetização e ensino de adultos era extensivo a todos os nove municípios do Cuando Cubango, mas por causa do não pagamento de subsídios, os 983 alfabetizadores deixaram de aparecer nas salas de aula desde o início deste ano lectivo 2022/2023.

O responsável do programa de alfabetização e ensino de adultos no Cuando Cubango disse que dos 1.023 alfabetizadores controlados pelo Gabinete Provincial da Educação, apenas 40 estão a dar aulas a 29.183 alfabetizandos em Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi.

 O dirigente acrescentou que os restantes municípios, nomeadamente Calai, Cuangar, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo, neste ano lectivo, o programa de alfabetização não arrancou pelo facto de não haver recursos financeiros para pagar os alfabetizadores naquelas localidades que beneficiavam de um subsídio mensal de 10 mil kwanzas.

Francisco Cambinda enfatizou que os 40 alfabetizadores que o Gabinete Provincial da Educação controla em Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi são todos voluntários, sendo que o mesmo não acontece nos restantes seis municípios, onde os alfabetizadores são pagos mensalmente.

Referiu que a falta de vias de acesso em condições têm estado na base para que não haja voluntários para o ensino de adultos nos municípios do Calai, Cuangar, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo.

 

Comunidade San

Francisco Cambinda realçou que existe uma turma para alfabetização preparada para os Khoisan, vulgo constituída por 18 alunos localizada na comuna do Missombo no município de Menongue, dos quais dois em estado de assimilação avançada e que estão a ser acompanhados e preparados no sentido de posteriormente ensinarem outros tanto na língua nativa como em português.

 Salientou que para o êxito deste programa, que permitiu até agora alfabetizar mais de 136 mil cidadãos na província do Cuando Cubango, a sua instituição tem estado a contar com o apoio da Polícia Nacional (PN), Forças Armadas de Angola (FAA) e de Igrejas.

Francisco Cambinda apelou a todos os cidadãos na província que reúnem condições para dar aulas no programa de alfabetização e ensino de adultos a abraçarem este grande projecto de forma voluntário, no sentido de tirar o mais rápido possível o Cuando Cubango da lista da província com elevado número de pessoas que precisam de ser alfabetizadas.

 Lamentou que do sector que dirige enfrentar ainda várias dificuldades, com maior realce para a contratação de alfabetizadores, matérias de ensino do módulo quatro que rege o primeiro e segundo ano do ensino secundário para adultos.

Assegurou que com os alfabetizadores contratados e os manuais a disposição poderá se implementar este ciclo a nível de todos os municípios da nossa província.

"Com todas as condições criadas vamos trabalhar afincadamente para ajudar aqueles cidadãos que têm vontade de realizar o seu sonho de aprender a ler e escrever, assim como acelerarmos o nível de assimilação dos alfabetizados nas escolas de todos os municípios, comunas e aldeias”, garantiu.

Destacou que as idades que estão a ser alfabetizadas até ao momento são dos 14 aos 60 anos. Lembrou que em Angola e em particular no Cuando Cubango ainda existe um grande número de pessoas iletradas.

Por este motivo apela a todos para que abracem este grande projecto de aprendizagem, para que num futuro breve se ter maior parte da população letrada consigo e contribuir para o crescimento do país em vários sectores.


Ezequiel Ndala| Menongue

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões