Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
A valorização da dignidade humana e a aplicação da humanização e das boas práticas nas unidades penitenciárias foram defendidas pelo secretário de Estado do Interior, esta segunda-feira, no Huambo, no acto central alusivo ao 44.º aniversário do Serviço Penitenciário.
Um total de 69 reclusos que cumpriam pena nas prisões dos Serviços Penitenciários do Sumbe, na província do Cuanza-Sul, foi posto em liberdade, ao abrigo da Lei nº35/22, de 23 de Dezembro, Lei da Amnistia, promulgada pelo Presidente da República, João Lourenço.
O juiz presidente e coordenador da Região Judiciária do Cuanza-Sul, Erineu Ângelo Máquina, exortou, durante o acto de entrega das guias de soltura aos beneficiários, no sentido de pautarem por uma conduta exemplar, para que sejam aceites no seio das famílias e da sociedade.
"Ao receberem as vossas guias de soltura, está garantida a liberdade, e devem encarar a actual condição com sentido de responsabilidade, sendo uma oportunidade imposta por Lei, no quadro da Lei da Amnistia, cujo resultado só vai prevalecer mediante o vosso comportamento perante a sociedade”, apelou.
Erineu Ângelo Máquina alertou, por outro lado, para que os abrangidos não desperdiçassem a oportunidade de estarem livres, encarando para frente novos desafios da vida, e pondo em prática o seu saber para o contributo ao desenvolvimento da sociedade em que estão inseridos.
Para o magistrado, os agora ex-reclusos "devem, doravante, seguir a vida para frente, primando por um comportamento aceitável, que garanta a inclusão social a cada um na sociedade, e contribuir com o seu saber em prol do desenvolvimento da província e do país”. Reforçou que a vida de delinquência do passado se renova para uma conduta exemplar e disciplinada, em que a sociedade se reveja na postura digna a assumir, a partir da soltura.
Superlotação preocupa PGR
O coordenador da Província Judiciária do Cuanza-Sul, Erineu Ângelo Máquina, apontou a problemática da superlotação nos estabelecimentos penitenciários de preocupante, situação que tem criado alguns constrangimentos na gestão do órgão afecto ao Ministério do Interior (Minint).
Quanto à superlotação, o juiz lembrou que a província do Cuanza-Sul controla dois estabelecimentos penitenciários, dos quais um no Sumbe, com capacidade de internamento de 681 reclusos, albergando actualmente um total de mil e 243 reclusos, enquanto outro, no município do Amboim, com capacidade de internamento para 37 reclusos, conta actualmente com 70 reclusos internados.
O acto de entrega de guias de soltura aos beneficiários da Lei de Amnistia contou com a presença de ex-reclusos, internados na Penitenciária do Sumbe, e testemunhada por juízes, procuradores, membros do Conselho Consultivo da Direcção Provincial dos Serviços Penitenciários do Cuanza-Sul e efectivos dos serviços prisionais do Sumbe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, domingo, a Abidjan, para uma visita oficial de 72 horas, a convite da ministra de Estado e ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d'Ivoire, Kanda Camissoko Camara.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
Jornalistas quenianos denunciaram, esta segunda-feira, que os protestos contra a inflação, convocados pela oposição, em Nairobi, resultaram na utilização de gás lacrimogéneo por parte da polícia para dispersar os manifestantes.