Regiões

Reclusos inseridos em projectos agrícolas

Weza Pascoal| Menongue

Jornalista

O director do estabelecimento prisional de Menongue, no Cuando Cubango, Joaquim Muambange, anunciou a produção em grande escala de milho, mandioca, cebola, cenoura, couve, massango, massambala e cana-de-açúcar, para garantir a autossuficiência alimentar no seio da população penal.

22/03/2023  Última atualização 10H39
Trabalho desenvolvido pela população penal contribui para a melhoria da dieta alimentar em unidades penitenciárias © Fotografia por: DR

Joaquim Muambange, que falava, segunda-feira, durante as comemorações do 44º aniversário do Serviço Penitenciário, disse que a direcção do estabelecimento prisional tem em carteira vários projectos para alavancar a produção agrícola na região.

Fez saber que, fruto do trabalho desenvolvido pela população penal, foi possível a colheita de mais três toneladas de produtos diversos durante a época agrícola passada, nos campos de produção do Missombo, Zonde (Menongue) e do Masseca (Cuito Cuanavale), numa extensão de mais de 120 hectares de terra, tendo o Governo Provincial apoiado com a disponibilização de imputs agrícolas.

Desde Março de 2022 foram controlados 1.531 reclusos, sendo 745 condenados. No mesmo período, 786 presos foram postos em liberdade, dos quais 76 por amnistia, 22 pelo benefício da liberdade condicional e os outros por modalidades de soltura legalmente estabelecidas pelo Estado angolano.

No capítulo da reabilitação e ressocialização, os reclusos foram ainda inseridos em várias acções sociais, sendo 150 no trabalho socialmente útil em diversos sectores laborais, 200 no sistema normal de ensino, 100 no processo de alfabetização e aceleração escolar e 180 formados na área Técnica e Profissional, nos cursos de Electricidade, Mecânica, Alvenaria, Carpintaria, Corte e Costura, entre outros. Durante o período em balanço, 192 efectivos foram promovidos devido ao espírito de entrega, destreza e profissionalismo. Joaquim Muambange destacou o trabalho levado a cabo pelas igrejas, na transmissão do evangelho aos reclusos, proporcionando-lhes a regeneração da estrutura moral, humana e espiritual.

 

Reabilitação de unidades prisionais 

O delegado provincial do Ministério do Interior, José Alberto Chinhama, fez saber que está em curso um projecto para a requalificação e ampliação dos estabelecimentos prisionais de Menongue e do Cuito Cuanavale, para acabar com a superlotação que se regista na província.

José Alberto Chinhama referiu que o estabelecimento prisional de Menongue continua a enfrentar uma superlotação de 291 reclusos, tendo em conta que o recinto foi construído para albergar apenas 500 e hoje conta com 791, dos quais 480 condenados.

Apelou a todos os efectivos no sentido de continuarem a desempenhar as suas atribuições com profissionalismo, de modo a elevar os níveis de organização e disciplina, para minimizar as dificuldades que ainda afligem o sector.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões