No último domingo, o município do Tomboco recebeu a visita do governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, para constatar o funcionamento do hospital municipal.
O governador provincial do Cuando Cubango, José Martins pediu, a população, da cidade de Menongue, apoio ao combate cerrado à caça furtiva, abate indiscriminado de árvores e às queimadas anárquicas, face às dificuldades que os fiscais ambientais têm tido nesta região.
O Fundo de Apoio Social (FAS), afecto ao Instituto de Desenvolvimento Local, rubricou, na semana finda, na cidade do Sumbe, um protocolo com o Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul, que garante estágios para estudantes finalistas e recém-licenciados, com o objectivo de aliar os conhecimentos teóricos à prática, no quadro da implementação do Programa Nacional de Estágios Comunitários.
O referido protocolo de cooperação visa, também, proporcionar experiências de trabalho ao nível comunitário, como premissas de se familiarizarem às exigências do mercado de trabalho.
A directora do FAS, Carolina Aguiar Sanito, explicou que o programa de estágios comunitários prevê previlegiar os finalistas que agreguem valor acrescido aos projectos ligados à promoção de acções de combate à pobreza, desenvolvimento rural e comunitário, protecção social, harmonização e coesão social.
Os candidatos aos estágios terão que ter atenção especial aos programas de promoção da saúde pública e do saneamento básico nas comunidades da província, prevendo-se unir os conhecimentos académicos adquiridos ao longo da formação à componente de experiências práticas encontradas no mercado de trabalho.
Carolina Sanito Aguiar enfatizou que a realidade actual mostra situações preocupantes, pelo facto de o processo de ensino e aprendizagem estar mais focado na componente teórica, em detrimento da prática. "A agregação da componente prática, aliada aos estágios profissionais e comunitários, constitui, para nós, a inversão da realidade que vivemos, em que a componente teórica suplanta a prática”.
Por seu turno, o presidente do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul, Raimundo Kwaya, considerou o protocolo um instrumento há muito esperado, porque vai permitir reforçar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos estagiários graduados, permitindo desenvolver acções práticas nas comunidades.
Acrescentou que, com a assinatura do protocolo, está aberto o caminho para os jovens recém-licenciados encontrarem, com facilidade, o primeiro emprego, através do desempenho demonstrado durante o estágio. Trata-se da segunda fase de assinatura do protocolo, tendo o primeiro sido assinado em Março de 2021.
Impacto do programa
Estudantes finalistas, beneficiários do programa, consideram que o estágio constitui uma incubadora de conhecimentos, capaz de transformar a teoria à prática.
Joice Maurício, licenciado em Agronomia, que frequentou a primeira fase do estágio comunitário, realçou a importância do projecto, devido aos conhecimentos que adquiriu. "Sinto-me lisonjeado por ter beneficiado do estágio, que permitiu consolidar os conhecimentos teóricos”.
O licenciado aproveitou a ocasião para apelar aos futuros candidatos a se prepararem e ter presente as exigências que o mercado pede, como a pontualidade, resiliência, empatia, amor ao próximo e trabalho em equipa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.
Os orçamentos contratuais das obras do Plano de Intervenção Integrado aos Municípios (PIIM), na província do Moxico, precisam de ser revistos, devido ao mau estado das vias de acesso, apelaram, os empreiteiros ao governador local, Ernesto Muangala.
O Presidente do Senegal e em exercício da União Africana, Macky Sall realiza, esta segunda-feira, uma visita de trabalho à Guiné-Bissau, para abordar sobre a livre circulação de pessoas e bens entre os dois países.
Os acordos entre Angola e a Zâmbia no domínio rodoviário e ferroviário, que prevêem a construção de um ramal a partir do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) até à Zâmbia, assinalam uma nova era para o sector empresarial na província do Moxico.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Os chefes de Estado da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) lançaram mais um apelo ao cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo (RDC), durante uma cimeira extraordinária realizada, sábado, em Bujumbura, no Burundi.