Economia

Receitas fiscais de jogos atingem 5, 8 mil milhões de kwanzas

Pedro Peterson

Jornalista

O sector de jogos no pais arrecadou no terceiro trimestre de 2022 um total de 5,8 mil milhões de kwanzas, segundo um documento da instituição que o JA teve acesso.

18/01/2023  Última atualização 09H23
© Fotografia por: DR

O documento sustenta que este montante de arrecadação é proveniente do Imposto Especial de Jogos (IEJ) que as 26 entidades autorizadas liquidaram até o passado mês de Setembro e que operam em três segmentos, nomeadamente, jogos de fortuna e azar, (realizados em salas), jogos sociais (mais explorados na componente das apostas desportivas) e jogos online (chamados jogos remotos em linha).

De acordo com o relatório do Instituto de Supervisão de Jogos (ISJ), o sector dos jogos no trimestre em referência, contribuiu com um total 1,5 mil milhões de kwanzas de IEJ, isto é, 26 por cento do total acumulado.

No que se refere o sector dos jogos sociais, tanto no trimestre, como no acumulado até Janeiro, tem tido mais peso na arrecadação fiscal com 78 por cento do total. Os jogos de fortuna ou azar seguem em ordem de importância com 12 por cento.

O sector dos jogos de forma global, directa ou indirectamente arrecadou nos primeiros nove meses no ano de 2022 um montante de 6,9 mil milhões de kwanzas provenientes da arrecadação de IEJ, das receita parafiscal (taxas, multas, emolumentos) e outros impostos como o Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT), Imposto sobre Valores Acrescentado (IVA) e outros.

A arrecadação anual de 2021 foi de 2, 045 mil milhões de kwanzas e a de 2022 o aumento é superior a 283 por cento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia