Cultura

Receitas do “Sou Kizombeira” a favor dos mais necessitados

Amilda Tibéria

A cantora Yola Semedo apresenta hoje, às 8h00, na Praça da Independência, em Luanda, em sessão vendas e assinatura de autógrafo, o último trabalho discográfico, em formato físico, intitulado “Sou Kizombeira”, cujas receitas serão revertidas para algumas instituições de caridade.

03/12/2022  Última atualização 09H55
Depois da conferência de imprensa, cantora brindou o público com alguns dos melhores temas © Fotografia por: Amilda Tibéria | Edições Novembro

Com 10 faixas, o disco estará disponível em formato físico e digital, segundo a autora do sucesso "Magui”. O novo trabalho da "Diva da Música” apresenta temas que espalham o quotidiano, desde as dificuldades sociais, à situação da pandemia da Covid 19.

Yola Semedo disse que procurou retratar em forma de homenagem, a actividade desenvolvida pelas zungueiras. As relações conjugais, também, são abordadas no disco "Sou Kizombeira”.

O trabalho discográfico tem assinatura das produtoras Clé Entertainment e Energia Positiva e retrata a forma alegre como os angolanos encaram a vida diante dos vários problemas. Este disco, disse, em conferência de imprensa no Hotel Presidente, contou com a participação especial de Robertinho e Proletário.

Além de realçar aspectos importantes da matriz cultural angolana , o disco faz um casamento com as artes plásticas, para o qual convidou os pintores Guizef, Fineza Teta , Kabudy e Eduardo Vueza a participaram deste projecto. Cada  uma das faixas musicais, explicou, é representada por uma obra de arte, pintada pelos artistas plásticos.

Das várias faixas musicais, do novo trabalho de Yola Semedo, constam as canções "Pátria”, "Marido” e "Maldita Distância”, já bastante divulgadas. " O disco é uma homenagem aos angolanos. É importante continuar a manter o estilo que nos caracteriza ao longo desse anos”.

Este álbum, ressaltou, representa a paz e espiritualidade que foi construindo ao longo dos anos. "Com o estilo kizomba me fez chegar até as Antilhas, foi uma experiência que muito me emociona", realçou Yola Semedo.

Depois da conferência de imprensa, Yola Semedo, brindou os presentes com alguns dos melhores sucessos com destaque para "Pátria”, "Maldita Distância”, "Marido” , "Syo" e " Deixa a Vida Alheia”.

Yola Moutofa Coimbra Semedo, nasceu em Lobito, província de Benguela.  É cantora, dançarina, compositora e produtora. Cantora desde a infância, Yola Semedo chegou à fama no ano de 1997, como vocalista do grupo Impactus 4.

Fez a primeira grande aparição pública no cinema Arco Íris, na cidade do Lubango, interpretando a música "A Minha Boneca”. No ano de 1990, emigrou com a família para a Namíbia, onde viveu até 2005. Em 1995, ganhou o prémio de Voz de Ouro de África. Em 2007, foi premiada como Diva da Música e Diva do Momento. Yola Semedo é uma das artistas mais premiada de sempre e foi a grande vencedora dos Angola Music Awards 2015, ao conquistar quatro prémios, o de "Melhor Álbum do Ano", "Melhor Artista Feminina", "Melhor Semba" e "Melhor Kizomba".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura