O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, lamentou hoje que a NATO nada tenha feito para a Ucrânia vir a aderir à Aliança Atlântica, ao contrário do que aconteceu com a União Europeia (UE).
São Tomé e Príncipe vai integrar pela primeira vez uma missão de manutenção da paz das Nações Unidas, através de um comissário da polícia que se vai juntar aos 'capacetes azuis' a partir deste mês no Sudão do Sul.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, pediu , esta terça-feira, às ao Governo da República Democrática do Congo (RDC) para investigar os ataques na província de Ituri, que fizeram 70 mortos domingo.
Segundo a Reuters, Guterres
apelou, através de um comunicado, às autoridades congolesas "para investigar e
levar os responsáveis à Justiça”.
Os ataques aconteceram dois dias após a
comemoração do primeiro ano da implementação do Estado de sítio em Ituri.
O Secretário-Geral da ONU pede ainda às autoridades congolesas para garantirem "acesso imediato, livre e desimpedido” da missão da ONU (Monosco) às áreas onde ocorreram os ataques "para facilitar os esforços de protecção dos civis”
António Guterres exprimiu "as mais profundas condolências às famílias das vítimas” e desejou "rápidas melhoras aos feridos”.
Sublinhando o apoio da ONU à RDC, Guterres pede a todos os grupos armados que "ponham fim aos ataques cruéis” contra civis, ao mesmo tempo que insta-os a "participarem incondicionalmente no Processo Político no país, "depondo as armas através do Programa de Desarmamento, Desmobilização, Re-cuperação da Comunidade e Estabilização”.
O comunicado da ONU faz referência ao ataque perpetrado no domingo pelo grupo rebelde Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco) numa mina próxima da cidade de Mambilidei, na província de Ituri.
A nota da ONU diz ainda que, em consequência do ataque muitos civis estão desaparecidos. "Os atacantes incendiaram a aldeia de Malika, onde também terão violado seis mulheres”, realça o documento.
Depois do ataque, a Monusco, refere o comunicado, transportou civis gravemente feridos para as suas instalações médicas na capital da província, Bunia.
A agência de notícias EFE informou, ontem, que 15 pessoas foram mortas na noite de segunda-feira num novo ataque imputado à Codeco, num campo de deslocados no Nordeste da RDC.
Desde meados de Novembro de 2021 têm ocorrido vários ataques mortais a campos de deslocados na província de Ituri, repetidamente condenados pela ONU.
Civis são as principais vítimas
A Codeco é um grupo rebelde pouco conhecido, que nasceu em 2018 com o objectivo de combater os abusos do Exército congolês. São-lhe imputados numerosos massacres de civis e têm multiplicado os ataques desde o ano passado na província de Ituri. Segundo o Gabinete do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a Codeco matou mais de 400 pessoas em 2021 e tornou-se a segunda milícia mais mortífera da região.
Confrontado com os ataques rebeldes em Ituri e na província vizinha do Kivu do Norte, principalmente pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF), baseadas no Uganda, o Governo da RDC impôs um Estado de Sítio em ambas as províncias em Maio de 2021.
Os Exércitos da RDC e do Uganda lançaram uma operação conjunta no final de Novembro de 2021, que ainda está em curso, mas a situação no terreno não melhorou.
Desde 1998, o Leste da RDC é palco de conflitos alimentados por milícias rebeldes e ataques de soldados do Exército, não obstante a presença da Monusco que tem no país mais de 14 mil soldados .
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que felicitou o Presidente da República da Guiné-Bissau por assumir a liderança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e reconheceu a "conquista" do país.
O Papa Francisco, numa entrevista exclusiva à Reuters realizada no sábado, negou as notícias que têm surgido e que dão conta de que o chefe máximo da Igreja Católica planeia renunciar ao cargo num futuro próximo - e acrescentou estar num bom caminho para visitar o Canadá este mês.
A agência de notação financeira Fitch Ratings considera que a África subsaariana é, a par da Europa de Leste, a única região onde os emissores de dívida soberana estão, este ano, pior que em 2021.
O sector dos Transportes já está na fase de concretização das reformas alinhadas em linha com as melhores práticas internacionais, focadas nas mudanças profundas do ecossistema de produtividade e dos planos de desenvolvimento 2018-2038, considerou, nesta segunda-feira, no Namibe, o titular da pasta, Ricardo de Abreu.
A Selecção Nacional ocupou a sexta posição da tabela classificativa, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, ao perder , este domingo, 21-23, diante da Dinamarca, em partida disputada, no Arena Zlatorog Celje, Eslovénia.
Em Lusaka, Zâmbia, na década de 60, quando se registava uma acentuada dinâmica de conjugações de esforços políticos virados para as independências das então colónias portuguesas, a chegada de Agostinho Neto alterou a correlação de forças e teve um grande impacto na esfera de influência, por conta da dimensão da sua figura, que estava equipada com ferramentas políticas sofisticadas, desde já o seu pensamento profundo que não era tribal nem racista, suplantando a presença de outros políticos como Savimbi, que se apoiava mais em laços tribais da região dos Ovambo, com afinidades na Namíbia, tentando conseguir a simpatia da SWAPO, mas tal propósito não vingou devido à figura de Neto.
A circulação rodoviária no troço Sumbe/Lobito, na Estrada Nacional 100, interrompida, sábado, depois do despiste de um camião na ponte sobre o rio Cubal, na comuna do Quicombo, província do Cuanza-Sul, já está restabelecida.
O português Alexandre Ribeiro, 43 anos de idade, é o novo treinador do Sagrada Esperança em substituição do angolano Roque Sapiri, foi contratado para uma época e outra de opção, em função dos resultados que a direcção do clube liderado por José Muacabalo Tomás almeja.