O governador de Malanje, Marcos Nhunga, considerou, quinta-feira, na abertura da X Edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, (FMCA), que a descentralização e a desconcentração são os melhores caminhos para alavancar o desenvolvimento dos municípios e das cidades nas dimensões política, económica e social.
"É uma missão difícil, atendendo aos poucos recursos, mas não impossível”, disse o governante, que destacou, ainda, as melhorias registadas na assistência médica e medicamentosa às populações a nível das unidades sanitárias locais.
O governador mostrou-se preocupado com o estado actual das infra-estruturas do Hospital Regional de Malanje, e destacou a reabilitação, a expansão e o apetrechamento com novos equipamentos, principalmente no que concerne ao Banco Operatório e à área dos cuidados intensivos.
No que respeita ao sector da Educação, o governador mencionou a inauguração recentemente de duas escolas do ensino primário e II ciclo do ensino secundário de sete e 14 salas de aula no município de Cacuso, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que vão albergar mais de dois mil novos alunos no próximo ano lectivo.
O governante acrescentou a esse respeito, dos 133 projectos contemplados para a província, estão concluídos 57, perfazendo uma taxa de 42 por cento, em que se destacam as obras de conclusão de 20 escolas que vão albergar 19.520 alunos. Ainda no âmbito deste programa, indicou que a província ganhou um hospital no município de Marimba, um centro de Saúde do tipo A, em Cambundi-Catembo, e um centro materno-infantil em Massango, perfazendo um total de 101 camas.
Os projectos de responsabilidade dos departamentos ministeriais continuam em curso, com destaque ao desassoreamento do rio Malanje, para além da construção da Casa da Juventude. Relativamente ao programa de combate à pobreza, o governador de Malanje explicou que tem estado a melhorar a vida de muitas famílias na província.
Para o êxito deste programa, informou que foram eleitos dois eixos principais, com acções prioritárias voltadas para os sectores da Agricultura e Pecuária, a par da Saúde e água potável, para além de outros projectos de impacto social e económico, que não foram precisados.
Marcos Nhunga informou que o Programa de Desenvolvimento Integrado de Combate à Fome e à Pobreza tem permitido a entrega de terras mecanizadas às famílias, num total 100 hectares para cada uma, com os respectivos insumos agrícolas.
Marcos Nhunga considerou satisfatórios os resultados da última campanha agrícola, assegurando que a próxima época vai ultrapassar as expectativas.
Destacou também a construção, a nível dos municípios do interior, de apriscos, pocilgas, galinheiros e tanques para o fomento da piscicultura. Enquanto isso, frisou, é intenção do Governo Provincial de Malanje instalar unidades de satélites de chocadeiras e incubadoras nos municípios. Segundo fez saber, ainda, Marcos Nhunga, um dos maiores problemas com que se debate o Governo Provincial de Malanje tem que ver com o surgimento de ravinas e a degradação das vias rodoviárias, a julgar pela intervenção dos órgãos centrais neste capítulo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, chegou, esta segunda-feira, a Estocolmo, cidade da Suécia, onde participará da reunião sobre Consultas Políticas entre a República de Angola e o Reino da Suécia.
O acordo sobre a implementação, nos próximos três anos, dos dez pontos da parceria China - África e o anúncio do Governo chinês da disponibilização de um apoio financeiro aos países africanos no valor de 360 mil milhões de yuan (cerca de 51 mil milhões de dólares) são referenciados pelos jornalistas africanos, ainda presentes em Beijing, como sendo os aspectos relevantes das conclusões do 9.º Fórum de Cooperação sino-africana (FOCAC), realizado de 4 a 6 deste mês na capital asiática.
Os ideais do saudoso Presidente António Agostinho Neto, relacionados com a concretização dos anseios do povo, são fundamentos sólidos para a materialização da diversificação económica e alcance da segurança alimentar, considerou, ontem, em Ndalatando, o governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar.
O Titular do Poder Executivo, João Lourenço, aprovou, por Despacho, uma despesa global avaliada em 285.001.708,46 dólares norte-americanos para as obras de concepção e construção da Barragem do Bero, na província do Namibe, no âmbito do Programa de Combate à Seca na Região Sul do país.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.