Política

Reafirmado compromisso com o multilateralismo

O secretário-geral da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OACPS), o angolano Georges Chikoti, reafirmou o compromisso da instituição com o multilateralismo, garantindo que continuará a ser forte defensora da solidariedade global.

12/04/2021  Última atualização 09H54
Georges Chikoti © Fotografia por: DR
Georges Chikoti, que falava no acto que marcou o 1º aniversário da OACPS, que decorreu por videoconferência, a partir de Bruxelas, Bélgica, sede da organização, disse que o secretariado da OACPS apoia totalmente a plataforma de compartilhamento de vacinas contra a Covid-19, COVAX.

Anunciou, para breve, o lançamento de um plano estratégico de cinco anos, 2021 a 2025, para incorporar as disposições do Acordo de Georgetown, revisto como o novo acordo OACPS-UE.
 Paralelamente ao plano estratégico, o antigo ministro das Relações Exteriores disse que o secretariado da OACPS está a trabalhar numa estratégia de comunicação para ajudar a reposicionar a organização entre suas partes interessadas internas e externas.

 O Secretariado informou, ontem, que o Comité de Gestão do Fundo Fiduciário de Dotação ACP ASBL (Associação) aprovou, durante a Assembleia Geral ordinária, a 26 de Fevereiro, a nova direcção da associação, composta por oito membros, em representação das cinco regiões.  Pela região Austral, a Zâmbia ficou como membro do conselho de administração. Angola, Botswana e Eswatini, fazem parte da assembleia geral do Fundo Fudiciário de dotação.

 Angola deverá assumir, em Julho ou Agosto, a presidência do Comité de Embaixadores e do conselho de Ministros da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico por um período de seis meses e acolherá a 10ª cimeira da OACPS, em 2022, conforme decisão adoptada pela 9ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização.

 O presidente em exercício da OACPS, o Chefe de Estado do Quénia, Uhuru Kenyatta, pediu, a partir de Nairobi, mais acordos comerciais e de investimento entre os países membros da Organização dos Estados da África, do Caribe e do Pacífico (OACPS). Kenyatta afirmou que a transição de ACP para OACPS apresenta enormes oportunidades de comércio e investimentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política