Política

Reafirmada parceria com Governo zambiano

Angola e a Zâmbia concordaram, terça-feira (19) , em Lusaka, em manter os principais temas da parceria, apesar da mudança de Governo naquele país vizinho.

20/10/2021  Última atualização 10H35
Embaixador reuniu o ministro dos Negócios Estrangeiros
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Stanley Kakubo, abordou, ontem, com o embaixador de Angola, Azevedo Francisco, o ponto de situação das relações entre os dois Estados, numa altura em que se assiste à consolidação do Governo zambiano, resultante da eleição, em Agosto deste ano, de Hakainde Hichilema, no cargo de Presidente da República.

Uma nota da Embaixada de Angola na Zâmbia refere que o encontro de trabalho teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo Azevedo Francisco levado o dossier completo da cooperação bilateral. "Desde já, o novo ciclo das relações entre Angola e Zâmbia fica marcado pela concordância, em relação aos principais temas que marcam a parceria entre os dois vizinhos", lê-se no documento.

No primeiro encontro oficial entre um diplomata angolano e um alto funcionário do novo Governo zambiano manifestou-se o "vivo interesse em ver concluídas as negociações em curso", para a obtenção de um entendimento que viabilize a construção da ligação terrestre entre Zâmbia e Angola. "Observadores atentos, lembram não fazer sentido falar em incremento da cooperação sem que as ligações aéreas, ferroviárias, fluviais e terrestres, estejam asseguradas", refere a nota da Embaixada angolana.

Recentemente, o embaixador da Zâmbia em Angola solicitou a reposição do voo semanal da TAAG, na rota Luanda/Harare/Lusaka.

O novo chefe da diplomacia zambiana disse ser do interesse do seu Governo consolidar, com Angola, os passos já marcados, relançando os entendimentos já alcançados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política