Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
Habitantes da aldeia do Loge Pequeno (Musserra), no município do Nzeto, província do Zaire, passam a beneficiar de melhores serviços médicos e medicamentosos, com a reinauguração, sexta-feira, de um centro de saúde, com nove camas, pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.
As obras de reabilitação e apetrechamento do centro de saúde da aldeia do Loge Pequeno, localizada a 27 quilómetros da sede comunal da Musserra, custaram aos cofres do Estado 95 milhões de kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
"Já temos o centro de saúde, precisamos cuidá-lo bem. Quanto à preocupação da estrada, é preciso aguardar, porque temos que resolver primeiro a situação do acesso às comunas do Kindege e da Kibala Norte, onde os produtos do campo se estragam todos os dias”, disse o governador Adriano Mendes de Carvalho.
Segundo o director municipal da Saúde, Pedro José Lukissa, a rede sanitária é composta por 17 unidades, das quais dois hospitais, oito centros de saúde e sete postos médicos.
Acrescentou que a malária e os acidentes de viação são os casos mais frequentes nas unidades sanitárias, assistidas por 15 médicos, dos quais cinco cubanos, e 246 enfermeiros.
"A malária constitui a enfermidade que mais afecta a população da região e mais mortes causa, com uma média de 900 casos por trimestre. A seguir estão os acidentes rodoviários ao longo da Estrada Nacional 100, por esta razão apelamos ao cumprimento rigoroso das regras de condução e, sobretudo, evitar conduzir sob efeito de bebidas alcoólicas, tendo em conta que chegamos a registar três a cinco acidentes mortais por mês”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.