Cultura

Reabilitação do Museu da Tentativa nas prioridades do governo do Bengo

A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, mostrou-se, esta sexta-feira, preocupada com o estado avançado de degradação do Museu da Tentativa de Caxito e prometeu trabalhar, nos próximos dias, com as autoridades do Ministério da Cultura e Turismo para inverter o quadro de abandono a que está actualmente votado.

21/01/2023  Última atualização 12H08
Governadora Maria Antónia Nelumba constatou o nível de funcionamento do CEFOMAC © Fotografia por: Edmundo Eucilio|Edições Novembro|Caxito

A degradação do único museu da província deixou preocupada e triste a governadora, que garantiu ser urgente a sua reabilitação, tendo em conta a importância que tem para a história do país, de uma forma geral e dos povos do Bengo, em particular.

A preocupação foi manifestada à imprensa, no final da visita de constatação que a levou, também, a zona turística do Açude e ao Centro de Formação de Música e Artes Cénicas (CEFOMAC), com objectivo de se inteirar do estado dos locais turísticos, históricos e de interesse do município do Dande.

Maria Antónia Nelumba disse que a infra-estrutura pertence ao Ministério da Cultura e Turismo, mas está em estado de degradação bastante avançado, por isso, adiantou que o governo da província, em conjunto com aquele departamento ministerial vão fazer tudo para a sua reabilitação, no sentido de servir, igualmente, no futuro de pólo turístico para o Bengo.

"É uma situação preocupante. O museu da Tentativa é uma infra-estrutura construída em 1934, pertencia à antiga Açucareira e é agora património do Estado, por isso, vamos ter que reabilitar as suas estruturas para dar o valor que tem na história”, reconheceu.

Em relação à localidade turística do Açude, a governadora reconheceu ser uma zona de lazer e turística que está, também, sub-aproveitada, apesar de ser gerida pela Caxito Rega, encontra-se em estado total de abandono.

Deu a conhecer que no local existem instalações que devem ser aproveitadas, porque já começaram a ser vandalizadas e defende a necessidade da realização de um concurso público para a sua reabilitação e aproveitamento turístico na província.


Transporte para o centro de artes

Na visita ao Centro de Formação de Música e Artes Cénicas (CEFOMAC), a governadora garantiu o apoio do governo àquela instituição com um meio de transporte para poder levar as crianças que tencionam formar-se.

"A preocupação que temos é de apoiar o centro com um meio de transporte, porque está distante de algumas zonas de Caxito, e notamos, também, que existem muitas pessoas que necessitam de aprender as  artes cénicas, sobretudo as crianças.

Por este motivo, Maria Antónia Nelumba indicou que o Governo vai arranjar mecanismos para apoiar o centro com um mini autocarro para que as crianças que fizerem aí a sua formação possam ser transportadas de casa para escola e vice-versa sem terem grandes preocupações.

"O CEFOMAC é uma infra-estrutura super importante, sobretudo para a juventude da província e para as crianças. É um local de formação artística, tem várias áreas de formação, desde canto, teatro e música e isso tem sido de grande valia”, disse.

Acrescentando que o CEFOMAC tem um estúdio de formação, que pode ser um espaço onde os jovens cantores podem aproveitar para capacitar-se como fazer gravações de músicas, e, assim, dar um passo na sua vida pessoal.

Inaugurado em 2014, pelo ex-vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, conta, actualmente, com um total de 45 estudantes, a frequentar o último ano de formação nos cursos profissionais de música, teatro e dança, uma vez que o curso tem a duração de três anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura