As próximas eleições presidenciais na República Democrática do Congo (RDC) foram marcadas, este sábado, para 20 de Dezembro de 2023, devendo, ao que tudo indica, opor novamente, tal como em 2018, o actual Presidente Félix Tshisekedi a Martin Fayulu.
O anúncio da data, foi feito pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
"A persistente insegurança em certas partes do território” é um dos "desafios” a ser assumido pela CENI para organizar atempadamente uma eleição que pretende "livre, democrática, transparente”, declarou o presidente da Comissão, Denis Kadima citado pela Lusa.
Analistas locais citados pela agência noticiosa France-Presse (AFP) já expressaram dúvidas sobre um processo que, defendem, "começou mal” e que corre o risco de terminar novamente em mais uma votação com grandes níveis de contestação.
Na RDC, a eleição presidencial, tal como as votações para as legislativas e locais, só tem uma volta.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Congresso Nacional Africano (ANC), considerou que a actual crise de energia eléctrica no país se resolve em 15 meses com a implementação do estado de calamidade nacional. “A medida ajudará a avançarmos com celeridade. A meta de fazer isso este ano pode ser alcançada. A aquisição de compras será mais rápida e os recursos para intervenções, principalmente para manutenção, serão disponibilizados”, declarou o secretário-geral do partido, Fikile Mbalula, citado esta quarta-feira pela Reuters.
A Guiné Equatorial ganhou, pela primeira vez na história, uma mulher como primeira-ministra, após o Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ter nomeado Manuela Roka Botey para o cargo, noticiou, esta quarta-feira, o Africanews.
O acesso ao serviço de internet fornecido por via de uma rede de satélites em órbita, denominado por Starlink, espalhado por vários países, com mais de um milhão de utilizadores, vai operar na Nigéria, anunciou recentemente através do Twitter, a empresa SpaceX.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.