Uma mulher, que vive no Oklahoma, Estados Unidos, confessou, na semana passada, que matou, em 1993, o filho recém-nascido.
Cassidy Hutchinson, antiga assessora da Casa Branca na administração Trump, disse, esta terça-feira, em Washington, que o ex-Presidente foi informado que os manifestantes que protagonizaram uma tentativa de ocupação do Capitólio estavam armados mas que insistiu que os deixassem avançar.
Onze civis morreram num ataque a uma aldeia no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) na quinta-feira, revelaram esta sexta-feira (20) especialistas.
"Pelo menos 11 civis foram mortos (quinta-feira) na aldeia Ndungbe", localizada a cerca de 20 quilómetros de Bunia no território de Djugu (Ituri), escreveu na rede social Twitter o ‘think tank’ Barómetro de Segurança do Kivu (KST, na sigla em inglês), suspeitando que os autores do ataque são membros da milícia armada comunitária "Zaire/FPAC" (Frente Popular de Autodefesa no Ituri).
A milícia Zaire/FPAC define-se como um grupo de autodefesa com a "missão" de proteger os membros da comunidade Hema contra ataques da milícia da comunidade rival Lendu, que a Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco) afirma, por seu lado, defender.
O Codeco é considerado um dos grupos armados mais mortífero, activos há mais de 25 anos no leste da RDC.
"Os ataques dos milicianos do Zaire contra civis aparentam ser uma resposta aos frequentes ataques da Codeco contra outros civis”, declarou Pierre Boisselet, um dos líderes do KST, considerando que existe "risco de comunitarização e radicalização acrescida” da violência nessa região.
Um conflito anterior entre milícias comunitárias causou milhares de mortes entre 1999 e 2003, até à intervenção de uma força europeia, a Operação Artemis, sob comando francês.
Em Maio, cerca de 50 civis foram mortos em ataques atribuídos à Codeco.
Ituri e a província vizinha de Kivu do Norte estão sob estado de sítio desde 06 de Maio de 2021, uma medida que deu plenos poderes ao exército e à polícia para gerir a administração e travar a guerra contra os cerca de cem grupos armados que assolam o leste do país há mais de um quarto de século.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs autoridades do Sudão disseram anunciaram, esta segunda-feira, que irão chamar de volta o seu embaixador em Addis Abeba, depois de acusar o Exército etíope de “executar” sete dos seus soldados e feito um prisioneiro civil, prometendo ainda retaliar pelo “acto cobarde, que contraria todas as convenções de guerra e leis internacionais”. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Sudão, um grupo de militares foi “sequestrado a 22 de Junho em território nacional e levado para a Etiópia”.
Mais de 30 mil pessoas estão deslocadas devido ao ataque terrorista da noite de 11 para 12 deste mês no Norte do Burkina Faso, em que morreram 86 pessoas, referem os mais recentes números das autoridades do país.
O Governo chinês exortou hoje a comunidade internacional a aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e costeiros para preservar os oceanos, mostrando-se pronto para construir parcerias com países de todo o mundo e para acções conjuntas.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.