Política

Raul Danda vai a enterrar amanhã na sua terra natal

O deputado Raul Danda, falecido sábado, por doença, vai a enterrar, amanhã, no Cemitério de Malembo, em Cabinda, sua terra natal, partindo o cortejo fúnebre da residência familiar.

13/05/2021  Última atualização 08H00
Deputado morreu no sábado © Fotografia por: Edições Novembro
A urna com o corpo do deputado parte, hoje, às 12h00, para Cabinda, onde deve estar no Pavilhão Multiuso do Tafe para as últimas homenagens. De acordo com o programa oficial da cerimónia fúnebre, estarão presentes, neste acto, a primeira vice-presidente da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, o governador de Cabinda, Marcos Nhunga, deputados à Assembleia Nacional, membros do Comité Permanente da UNITA, magistrados judiciais e do Ministério Público, autoridades eclesiásticas, autoridades tradicionais e antigos combatentes e veteranos da Pátria.
Está, igualmente, prevista a presença de representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, membros dos órgãos de Defesa e Segurança, organizações da sociedade civil, amigos e companheiros do malogrado.

Antes de partir para Cabinda, a urna vai estar, hoje, a partir das 6h00, no Quartel do Estado-Maior General do Exército (Ex-RI 20), para outras homenagens. Vão marcar presença neste acto, entre outros, titulares dos órgãos de soberania, a governadora de Luanda, Joana Lina, deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, do Comité Permanente da UNITA, magistrados judiciais e do Ministério Público, membros do Conselho da República, corpo diplomático, autoridades eclesiásticas e representantes dos partidos políticos com assento parlamentar.
O presidente da Assembleia Nacional considerou Raul Danda "um político comprometido com o país”. Numa nota de condolências, logo após à morte do deputado, Fernando da Piedade Dias dos Santos sublinhou que Raul Danda sempre foi interventivo nos debates e desempenhou as suas funções com brio.

Natural de Cabinda, Raul Manuel Danda nasceu a 13 de Novembro de 1957. Era licenciado em Gestão de Empresas e Ciências Económicas pela Universidade Lusíada de Angola.
Até à data da sua morte exerceria o cargo de presidente da 10ª Comissão da Assembleia Nacional, especializada em assuntos dos Direitos Humanos, Petições e Sugestões dos Cidadãos e "primeiro-ministro do governo sombra” da UNITA. Antes disso, foi jornalista da Rádio Nacional de Angola, actor de televisão e de cinema.
A nível partidário, foi presidente do Grupo Parlamentar e vice-presidente da UNITA. No último congresso, em Novembro de 2019, foi um dos candidatos à liderança do partido, no qual foi vencedor Adalberto Costa Júnior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política