A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
O estilo rap tem progredido satisfatoriamente devido o legado deixado pelas gerações passadas de músicos e produtores, com vista ao crescimento do género no país, afirmou, ontem, em Luanda, o antigo integrante do grupo de hip hop “Os Mess”, Saucy Boy “The Duke”.
O músico, que apresentou na passada sexta-feira, no espaço Arena BAI, na Ilha de Luanda, o disco no estilo rap "E Pluribus Unum - Vol. 01”, disse que é notório o crescimento no sector, desde produtores e músicos, sobretudo pelas enormes dificuldades que muitos passam para conseguir colocar o disco no mercado por falta dos incentivos financeiros.
O rapper observou que têm existido evolução do estilo no mundo e internamente, mas alertou para a necessidade de se melhorar algumas composições que têm sido efémeras e pouco contribuem para o desenvolvimento do hip hop angolano. Para The Duke, é devido a determinadas composições que podem prejudicar o próprio processo de desenvolvimento do género.
Segundo o rapper, é visível o empenho e crescimento dos fazedores do estilo. "Fico um pouco apreensivo porque nos últimos tempos tenho notado que muitos artistas estão mais preocupados com a fama e nunca trabalham para colocar no mercado um produto com qualidade estética e de sonoridade”.
A música, disse, é um produto que deve ser consumido por todo o tempo e sempre, e não somente numa determinada época. "Olho para o sucesso de grandes grupos de rap no país e é porque estes pensavam em músicas para sempre e não, simplesmente, como um produto meramente comercial”.
O que deve existir, acreditou, é o compromisso com a arte, o respeito pelo movimento e a necessidade de contribuir, positivamente, para a expansão. Por outro lado, ressaltou que qualquer um rapper no país "deverá primar por esses fragmentos como factores de sucesso na carreira”. O álbum "E Pluribus Unum - Vol. 01” foi produzido e masterizado pela Mike, na África do Sul, bem como marca o regresso do rapper The Duke ao movimento hip hop a solo, depois de uma longa e excelente caminhada com o anterior grupo do mesmo estilo "Os Messe”.
O CD, conta com as participações de Nikila de Sousa, Carla Moreno, Young Nasty e Guto, num álbum que comporta 17 temas, todas no estilo rap.
A música de maior destaque, ressaltou, tem sido a número dois, intitulada "Pátria Minha”, com a participação de Nikila de Sousa, em homenagem ao país e à sua diversidade cultural. "Temos o país mais lindo do mundo com os seus encantos naturais, sem alterações paisagísticas dos homens. A bela Angola e seus encantos são retratados com muita rima e poesia nos videoclipes, um deles gravado na província de Malanje, terra que me viu crescer”.
No álbum, explicou, também, é possível encontrar uma mensagem "analítica sobre o valor da amizade, de modo a recuperar os bons hábitos do antigamente, onde o amigo era irmão e prevalecia o verdadeiro valor de uma amizade”, destacou.
Entre os seus 14 e 15 anos, disse, teve a influência de grupos musicais como SSP, O2, Boss Ac, Black Company, Jay Z e Tupac. Após sair do país, para a conclusão dos estudos na África do Sul e devido à língua inglesa ser mais expressiva, ganhou amor pelo "rap” e assim decidiu criar o grupo "Os Mess”, com o qual fez muito sucesso, lançando os temas "Minha Luanda”, "És Tu Mãe”, entre outros. Hoje, Sílvio Ricardo constituiu família e é um empresário promissor.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.