Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
O Chefe de Estado de Timor-Leste, José Manuel Ramos-Horta, comparou o papel da China no mundo actual, um Estado com o qual os países do Global Sul sempre podem contar, ao da URSS no século XX.
O líder de Timor-Leste fez estas declarações domingo, no fórum de segurança da região da Ásia-Pacífico, Diálogo de Shangri-La, em Singapura.
"No início dos anos 90, conheci [...] um jovem diplomata da Somália. Conversamos muito sobre os pro-
blemas que estavam a preocupar o mundo na época. Ele me disse: 'Olha, a União Soviética entrou em colapso e não temos ninguém a quem recorrer para obter ajuda real agora” contou Ramos-Horta na cimeira.
Ramos-Horta disse que, durante a época da União Soviética, os países ocidentais apenas "davam palestras sobre direitos humanos e se recusavam a ajudar", mas estes podiam se dirigir a Moscovo e conseguir ajuda.
'Agora estamos sozinhos, não temos ninguém a quem recorrer, ninguém para nos ajudar', disse-me esse diplomata na época", continuou ele, observando que isso não se referia apenas à Somália, mas ao Global Sul, cujo desenvolvimento foi muito afetactado pelo colapso da URSS.
Avaliando a situação actual do Global Sul como pobre, Ramos-Horta observou que, sem assistência externa, muitos países da região correm o risco de cair na pobreza e no caos, enquanto os países do Norte continuam a enriquecer, mas não fornecem assistência suficiente ao Global Sul em questões cruciais, como a garantia de acesso à água potável, a crise de segurança alimentar nesses países, a saúde e a educação, para as quais o Global Sul não tem recursos próprios.
"Se voltarmos a 2023, veremos que a China é agora uma potência mundial e um ímã para o Global Sul. Não vejo o meu amigo somali há muito tempo, mas ele provavelmente diria o seguinte hoje: 'Agora não estamos sozinhos. Agora estamos indo [pedir ajuda] à China'", disse o Presidente de Timor-Leste.
Os países que agora ocupam assentos no Conselho de Segurança da ONU, no Grupo dos Sete (G7) e no G20, de que o Brasil faz parte, não demonstram grande sabedoria e liderança ao lidar com questões globais, muitas das quais são mais graves no Global Sul, aponta Ramos-Horta.
"É claro que a ajuda chega, mas grande parte dela não chega aos beneficiários", disse este, explicando que enormes quantias de dinheiro destinadas à ajuda real são gastas com especialistas e analistas que realizam estudos intermináveis para avaliar a situação e as áreas do Global Sul que mais precisam de ajuda.
"Bilhões de dólares estão a ser investidos no conflito na Ucrânia e gastos para atender a milhões de refugiados ucranianos na Europa, mas não vemos nenhuma mobilização semelhante de compaixão pelas pessoas dos países em desenvolvimento que sofrem com a enorme dívida externa, as terríveis consequências da pandemia da COVID-19, a inflação, as quedas do mercado de acções, o disparo dos custos de transporte e assim por diante", afirma Ramos-Horta.
Delineando uma situação em que os governos dos países ricos não estão a fazer o suficiente para resolver os terríveis problemas dos países em desenvolvimento, o líder timorense clamou as pessoas mais ricas do Global Norte e do Global Sul a reunirem esforços e capital para ajudar as pessoas dos países em dificuldades.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA neta do líder histórico sul-africano, Nelson Mandela, e da activista anti-apartheid, Winnie Madikizela-Mandela, Zoleka Mandela, morreu, aos 43 anos, na noite de segunda-feira, vítima de cancro, anunciou, hoje, a família em comunicado.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.ºde Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club), participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).