Cultura

Rádio Ngola Yetu lança concurso “Kwimba”

A Rádio Ngola Yetu comemorou os 25 anos de existência com o lançamento do concurso "Kwimba" - Festival de Música Folclórica Angolana, no sábado, no Palanca Place, em Luanda.

29/05/2023  Última atualização 11H37
Animação cultural e o lançamento do concurso “Kwimba” marcaram os festejos da rádio © Fotografia por: Raimundo Mbiya |Edições Novembro

"Kwimba" tem como objectivo promover a pesquisa do cancioneiro angolano, por meio de diversas manifestações culturais.

O concurso tem várias fases, municipal, provincial e nacional. A motivação surge do facto de a maior parte das músicas tocadas na Rádio Ngola Yetu serem em línguas nacionais e de matriz tradicional.

Um dos canais de dimensão nacional do grupo Radiodifusão Nacional de Angola, a Rádio Ngola Yetu emite, diariamente, noticiários e divulga músicas em 14 línguas nacionais, designadamente Bângala , Nyaneca, Lunda, Songo, Luvale, Ngangela, Helelo, Fyote, Umbundu, Ngoya, Cokwe , Kimbundu , Kikongo , Oshiwambo/ Oshikwanyama.

Mais do que celebrar o aniversário da Rádio Ngola Yetu, assinalado a 25 de Maio, o presidente do conselho de administração, Pedro Afonso Cabral, considerou  relevante a data porque coincide com a celebração do Dia de África, continente berço da humanidade.

"Orgulhamo-nos do papel determinante que a Ngola Yetu desempenha para a reconstrução e coesão  de identidade cultural nacional", disse o radialista em nome do Conselho de Administração da RNA.

Lembrou que todos "os nossos mais velhos", que pela dedicação às causas mais nobres ficarão sempre ligados à história do país e da "nossa empresa”.

A denominação Rádio Ngola Yetu, traduzida em português "Rádio Angola Nossa, ou Pátria de Todos Nós", traz como divisa a promoção e valorização das línguas nacionais, o respeito pelos valores cívicos, éticos e sociais, sendo o grupo alvo de populações urbanas, suburbanas e rurais.

Embora seja o concurso um projecto da RNA, sob coordenação de Rádio Ngola Yetu, o PCA apelou ao apoio de várias entidades públicas e privadas, de forma a incentivar o turismo cultural para o desenvolvimento económico e social.

recordou que, em 1998, que por iniciativa dos então ministro da Comunicação Social e da Cultura, o desafio do Canal B, depois de suceder o Departamento de Línguas Nacionais, foi o de obter o estatuto de rádio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura