Regiões

Quipungo colhe 80 mil toneladas de cereais

Pelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.

06/06/2023  Última atualização 16H10
© Fotografia por: Estanislau Costa/Edições Novembro/Huíla
Esta é a primeira vez que acontece uma safra com estes números após a pandemia da covid-19. 
Para o director municipal da Agricultura local, Jardel da Fonseca, que avançou os dados ao Jornal de Angola, os resultados alcançados estão relacionados com a distribuição de insumos agrícolas nas associações concentradas nos vários pontos do munícipio de Quipungo.
O responsável considera que devido à estiagem registada, no mês de Fevereiro último, houve uma redução significativa das colheitas. 
O director assinalou que a perspectiva de colheita das autoridades do Quipungo estava cifrada em 200 mil toneladas de produtos diversos, mas tal não sucedeu. 
"O município de Quipungo permaneceu mais de 18 dias sem quedas pluviométricas, no mês de Fevereiro, e a situação agravou-se, em Março, com 14 dias sem chuvas”, disse, para descrever que quando qualquer fenómeno natural afecta directamente os cereais já passa a ser preocupação no seio dos produtores.
Jardel da Fonseca fez ainda saber que a produção de cereais foi sempre a principal actividade dos munícipes daquela localidade, que estão neste momento enquadrados em 128 associações agrícolas, 35 cooperativas e que se empenham na materialização de acções relacionadas com o aumento da lavoura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões