Sociedade

Quinze cidadãos detidos no município do Dande

Com o objectivo de fazer cumprir as medidas de prevenção e combate à Covid-19, as forças de Defesa e de Segurança no município do Dande, província do Bengo, detiveram 15 cidadãos por desobediência ao Estado de Emergência.

06/05/2020  Última atualização 09H44
DR

A acção resultoude uma micro-operação levada a cabo para fazer face ao incumprimento constante das medidas excepcionais de prevenção e combate à Covid-19, no âmbito do Estado de Emergência, cuja terceira fase vai até ao dia 10 de Maio.
Segundo um comunicado da corporação, a micro-operação incidiu, sobretudo, nos bairros Kitonhi, Kitongola, Mubungo, Centralidade do Capari e na cerca sanitária fronteiriça Panguila/Kifangondo. Em consequência dissi, consequência, muitos cidadãos recebem ordem de retorno e detenção por desobediência e desacato às forças de Defesa e Segurança, quando insistem em entrar e sair de Luanda, em desrespeito a cerca sanitária provincial.
Com idades compreendidas entre 20 e 33 anos, alguns deles foram detidos em duas festas realizadas na centralidade do Capari e outros na cidade de Caxito.
Importa ressaltar que a pesar dos esforços dos órgãos de Defesa e Segurança, um elevado número de cidadãos continua a ignorar as medidas de prevenção estabelecidas no quadro do Estado de Emergência, pondo em risco a vida de muitas pessoas.

Detidos por vários crimes
Oito cidadãos acusados de vários crimes, com destaque para furtos, violação sexual e assaltos à mão armada foram detidos ontem pela Polícia Nacional na província do Bengo.
Em Caxito a acção dos marginais visou os bairros de Kimaria, Kawango e Musseque Capari, tendo se estendido aos arredores do município de Cacuaco, Hoji-Ya-Henda, Sambizanga e Balumuka, na capital do país.
Entre os detidos estão dois cidadãos nacionais acusados de roubo de motorizadas, furtos e assaltos à mão armada em Luanda.
De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional da delegação do Ministério do Interior no Bengo, um deles esteve a cumprir pena de prisão, tendo fugido da cadeia.
Durante a operação foram apreendidas cinco armas do tipo AKM, três carregadores e uma pistola do tipo Jericho.
A Polícia recuperou dos marginais, uma arma branca, cinco televisores plasma, um aparelho de ar condicionado, um colchão casal, dois aparelhos de som e duas botijas de gás butano de 12 quilogramas. A Polícia indica na nota que os acusados vão ser presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade