A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA) queixou-se, esta quarta-feira, das baixas taxas de ocupação, ausência de créditos financeiros bonificados, falta de uma central logística e de energia e água canalizada, em algumas zonas, para alavancar o sector.
A conferência "Doing Business in Angola" que decorreu, terça-feira, em Lisboa, reuniu empresários portugueses de destaque com experiência consolidada e aqueles que aspiram ingressar no mercado angolano.
Mais de 30 mil milhões de kwanzas foram arrecadados, de Janeiro a Abril deste ano (primeiros quatro meses), pela quinta e sexta regiões da Administração Geral Tributária (AGT).
A Sexta Região Tributária, que tem sob sua jurisdição as províncias do Cunene e do Cuando Cubango, arrecadou mais de 12,1 mil milhões de kwanzas foram arrecadados, no primeiro quadrimestre.
O montante representa uma variação positiva de 13 por cento, quando comparado com o período homólogo de 2022.
Estes indicadores deixam satisfeito o presidente do Conselho de Administração da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, que visitou, recentemente, a província do Cunene.
Citado por um comunicado da AGT, José Leiria mostrou-se satisfeito com os progressos feitos pelos serviços regionais tributários, destacando que, a nível da arrecadação, a província que mais arrecada receitas para os cofres do Estado é o Cunene, evidenciando-se a Repartição Fiscal de Ondjiva com 2.152.969.154 e a Delegação Aduaneira de Santa Clara com 7.448.129.312.
Durante a visita à Unidade Fiscal e Aduaneira do Cu-nene, o PCA da AGT participou da parada dos agentes, dando ênfase da missão da PFA, da integridade enquanto valor institucional, culminando com palavras de in-centivo e reconhecimento do trabalho da PFA "no quadro da garantia da ordem, prevenção e investigação dos crimes e das transgressões fiscais e aduaneiras”.
As visitas têm como objectivos a aproximação das estruturas de topo da Administração Tributária aos contribuintes singulares e colectivos, bem como dos demais órgãos do Estado e funcionários das regiões tributárias.
Servem ainda para constatar as especificidades de cada província, observar o ciclo de vida dos processos, uniformizar o modus operandi, observar, in loco, as actividades desenvolvidas nas regiões, fazer o acompanhamento da dinâmica dos trabalhos das equipas regionais, verificar as condições existentes e as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
"Garantir o alinhamento, melhoria das condições de trabalho e de comunicação entre as áreas e com o contribuinte constitui, com certeza, um passo importante para a melhoria dos serviços prestados pela AGT, que se exige que sejam de excelência”, declarou José Leiria.
Quinta Região
A Quinta Região Tributária arrecadou, de Janeiro a Abril deste ano (primeiro quadrimestre de 2023), para os cofres do Estado, um total de 18.148.339.444, representando uma variação positiva de 9 por cento, quando comparado com o período homólogo de 2022.
A província que mais arrecada é a província da Huíla, destacando-se a Repartição Fiscal do Lubango com 9.905.988.506 kwanzas e a Delegação Aduaneira de Namibe com 4.411.670.239.
Os administradores da AGT, Tiago Santos, e Leonildo Manuel, visitaram a Quinta Região Tributária, composta pelas províncias do Namibe e Huíla.
Para além das visitas de cortesia realizadas às instituições parceiras do Estado, os gestores, no âmbito da iniciativa de proximidade, com o objectivo de auscultar e esclarecer os contribuintes, realizaram encontros com os grandes contribuintes, onde foram apresentadas várias inquietações e partilha de conhecimentos em matéria tributária.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs concorrentes angolanos à 40ª edição do “Global Management Challenge”, aberta segunda-feira, que se disputa até amanhã, em Luanda, devem pensar em desafios de investimentos e estratégias que possam resultar em atracção de negócios para Angola.
A capital angolana acolhe, de 5 a 8 de Outubro, a 53.ª Conferência das Companhias Aéreas da África Austral, certame de referência no sector da aviação que vai reflectir sobre o desenvolvimento comercial em África.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.