Economia

Quinta e sexta regiões tributárias arrecadam mais de 30 mil milhões

Mais de 30 mil milhões de kwanzas foram arrecadados, de Janeiro a Abril deste ano (primeiros quatro meses), pela quinta e sexta regiões da Administração Geral Tributária (AGT).

27/05/2023  Última atualização 07H45
Estrutura de topo da Administração Tributária constatou o funcionamento das delegações © Fotografia por: DR

A Sexta Região Tributária, que tem sob sua jurisdição as províncias do Cunene e do Cuando Cubango, arrecadou mais de 12,1 mil milhões de kwanzas foram arrecadados, no primeiro quadrimestre.

O montante representa uma variação positiva de 13 por cento, quando comparado com o período homólogo de 2022.

Estes indicadores deixam satisfeito o presidente do Conselho de Administração da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, que visitou, recentemente, a província do Cunene.

Citado por um comunicado da AGT, José Leiria mostrou-se satisfeito com os progressos feitos pelos serviços regionais tributários, destacando que, a nível da arrecadação, a província que mais arrecada receitas para os cofres do Estado é o Cunene, evidenciando-se a Repartição Fiscal de Ondjiva com 2.152.969.154 e a Delegação Aduaneira de Santa Clara com 7.448.129.312.

Durante a visita à Unidade Fiscal e Aduaneira do Cu-nene, o PCA da AGT participou da parada dos agentes, dando ênfase da missão da PFA, da integridade enquanto valor institucional, culminando com palavras de in-centivo e reconhecimento do trabalho da PFA "no quadro da garantia da ordem, prevenção e investigação dos crimes e das transgressões fiscais e aduaneiras”.

As visitas têm como objectivos a aproximação das estruturas de topo da Administração Tributária aos contribuintes singulares e colectivos, bem como dos demais órgãos do Estado e funcionários das regiões tributárias.

Servem ainda para constatar as especificidades de cada província, observar o ciclo de vida dos processos, uniformizar o modus operandi, observar, in loco, as actividades desenvolvidas nas regiões, fazer o acompanhamento da dinâmica dos trabalhos das equipas regionais, verificar as condições existentes e as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.

"Garantir o alinhamento, melhoria das condições de trabalho e de comunicação entre as áreas e com o contribuinte constitui, com certeza, um passo importante para a melhoria dos serviços prestados pela AGT, que se exige que sejam de excelência”, declarou José Leiria.

Quinta Região

A Quinta Região Tributária arrecadou, de Janeiro a Abril deste ano (primeiro quadrimestre de 2023), para os cofres do Estado, um total de 18.148.339.444, representando uma variação positiva de 9 por cento, quando comparado com o período homólogo de 2022.

A província que mais arrecada é a província da Huíla, destacando-se a Repartição Fiscal do Lubango com 9.905.988.506 kwanzas e a Delegação Aduaneira de Namibe com 4.411.670.239.

Os administradores da AGT, Tiago Santos, e Leonildo Manuel, visitaram a Quinta Região Tributária, composta pelas províncias do Namibe e Huíla.

Para além das visitas de cortesia realizadas às instituições parceiras do Estado, os gestores, no âmbito da iniciativa de proximidade, com o objectivo de auscultar e esclarecer os contribuintes, realizaram encontros com os grandes contribuintes, onde foram apresentadas várias inquietações e partilha de conhecimentos em matéria tributária.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia