Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos de idade foram detidos, esta semana, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, por assalto a residências e estabelecimentos comerciais.
A administradora municipal da Quilenda, Elizabeth Gonçalves, anunciou, na semana finda, que a acção governativa no presente mandato vai dar prioridade à reparação de estradas secundárias e terciárias, para garantir o escoamento dos produtos do campo para os mercados, bem como ao melhoramento do abastecimento de água.
O anúncio foi feito durante o acto da sua apresentação às autoridades locais e várias franjas da população, em acto orientado pelo governador da província do Cuanza-Sul, Job Capapinha.
Na sua intervenção, Elizabeth Gonçalves prometeu que vai trabalhar para a resolução dos principais problemas sociais e económicos que preocupam a população da região.
Elizabeth Gonçalves, que substituiu Dary da Costa, reiterou a necessidade de se dar continuidade aos projectos e programas iniciados pelo seu antecessor, bem como a elaboração de outros, com destaque para a criação de um centro de formação profissional e a abertura de uma depêndencia de um dos bancos que operam na província, pelo facto de ser a única sede municipal que não possui agência bancária.
Trabalhar junto da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), para o reforço do fornecimento de energia eléctrica, proveniente da Barragem Hidroléctrica de Cambambe, e de outras fontes, bem como o melhoramento do saneamento básico constam entre as prioridades da nova Administradora Municipal da Quilenda.
Preservação
do ambiente é um
desafio no Amboim
O administrador municipal do Amboim, Darcy da Costa, disse que vai dar prioridade, a curto e médio prazos, ao melhoramento do saneamento básico, reflorestação para a reposição do manto florestal do município e dinamização do sector produtivo, sobretudo o relançamento da produção do café e a sua transformação, através de parcerias público/privadas, que permitam a instalação de indústrias na região.
Darcy da Costa reiterou que o objectivo é trabalhar para a resolução dos problemas que afectam a população do município do Amboim. "Vamos, em primeiro lugar, identificar os problemas que mais afligem a população, mas, também, temos a missão de reabilitar o potencial urbanístico e paisagístico da cidade da Gabela e do município em geral, para atrairmos investidores, bem como turistas nacionais e estrangeiros”.
O novo administrador anunciou, igualmente, o repovoamento das zonas verdes, reabilitação das vias de acesso, melhoria do sistema de abastecimento de água, além de dar continuidade aos projectos em curso no município do Amboim.
No município de Seles, última etapa do programa de apresentações de administradores recém-nomeados, Eliseu Segunda Miranda disse que assume a responsabilidade com espírito de missão, tendo em conta os problemas que a circunscrição tem. "Temos como ponto de partida a identificação dos problemas e procurar, com o concurso de todos, as soluções viáveis, visando a satisfação dos anseios da população”.
Entre as prioridades, Eliseu Miranda apontou o melhoramento do abastecimento de água, energia eléctrica, formação técnico-profissional dos jovens, bem como o combate à fome e à pobreza, sobretudo no seio das mulheres rurais, e fomento do sector produtivo.
O governador provincial do Cuanza-Sul, Job Capapinha, que orientou os actos de apresentação de novos administradores municipais, recomendou sabedoria, firmeza, humildade e carisma, tendo sempre em atenção as normas e Leis que regem a Administração Pública e da Administração Local do Estado. "O momento é de acção, trabalho e unidade, cuja missão é fazer cumprir as acções que constam da agenda de governação da provincia”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Superior Politécnico da Catepa, em Malanje, colocou, hoje, no mercado de trabalho a primeira geração de licenciados formados nas especialidades de Ciências Sociais e Humanas, com um total de 203 graduados.
Teve início, esta quarta-feira, na província do Namibe, em Moçâmedes, uma iniciativa que vai decorrer de 25 a 30 de Janeiro para promover a paz e a tolerância entre as famílias, no âmbito do dia “da Não Violência e da Paz”.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos de idade foram detidos, esta semana, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, por assalto a residências e estabelecimentos comerciais.
O coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial, Gilberto Gomes, afirmou, em entrevista ao Portal Correio da Kianda, que Angola saiu há um tempo a esta parte de um país desconhecido no sector espacial e hoje tem uma posição de destaque entre os países emergentes na área espacial mundial e em África
Angola e a Federação Russa realizam de 17 a 21 do próximo mês de Abril, em Luanda, a VI sessão da Comissão Bilateral Intergovernamental para, entre várias questões, abordarem o aprofundamento dos laços de cooperação entre os dois países.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, disse, quinta-feira, que o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 está concebido para servir os interesses do povo e satisfazer as aspirações das famílias e empresas.
A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) considerou, quinta-feira, em comunicado, “descabida” a notícia veiculada pelo jornal online HORA H e difundida nas redes sociais, com o título “exonerações e detenções à vista: Presidente João Lourenço recebe lista dos governantes a substituir”.