Regiões

Quibala assinala mais um aniversário com aposta no crescimento sustentável

Casimiro José| Sumbe

Quibala, sede do município com o mesmo nome, na província do Cuanza-Sul, assinalou, domingo, 49 anos desde a sua elevação à categoria de cidade, numa altura em que se registam vários projectos de impacto social, para melhorar a qualidade de vida da população e a imagem da região.

16/01/2023  Última atualização 09H40
Ângulo da sede da Quibala onde estão em curso diversas acções para melhorar a qualidade de vida da população © Fotografia por: DR

As autoridades locais apostam em projectos que visam o crescimento sustentável, bem como na agro-pecuária, para garantir segurança alimentar. Esforços da administração caminham, também, para a recuperação de infra-estruturas sociais e económicas, para que a região possa voltar aos tempos áureos.

São vários os programas e projectos gizados pelo Governo da província do Cuanza-Sul e da Administração Municipal da Quibala que, aos poucos, vão dando resposta aos principais anseios da população.

O administrador municipal da Quibala, João Daniel Nunes, afirmou que, apesar do abrandamento registado nos últimos dois anos, devido à crise financeira e às implicações da Covid-19, são visíveis os resultados das acções que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Entre as realizações de vulto executadas na cidade da Quibala e no município em geral, o administrador João Nunes destacou a conclusão de nove acções, com destaque para a construção de duas escolas do ensino primário, com sete salas de aula cada, sendo uma aldeia de Cacungulo, arredores da sede municipal, e outra

na sede da comuna do Cariango, ampliação da sede administrativa do município, reabilitação do anfiteatro Club, do sistema de abastecimento de água da aldeia do Mussoi e a reabilitação e apetrechamento do Hospital Municipal.

Outras acções já concluídas e que orgulham o administrador João Daniel Nunes têm a ver com a construção do sistema de drenagem das águas pluviais da Reserva Fundiária da Quibala, a aquisição de equipamentos para o saneamento básico e de meios para o apetrechamento dos postos de saúde do município.

O administrador municipal garantiu que, neste ano, dar-se-á prioridade aos sectores da Educação, Saúde, Turismo e à Agricultura.

João Daniel Nunes considera que a cidade da Quibala, sendo uma placa giratória que liga a capital do país ao Planalto Central e ao Leste, deve desenvolver-se nos mais variados domínios, para conferir aos munícipes e transeuntes uma vida digna. "Estamos a trabalhar para pormos em marcha o programa de desenvolvimento da cidade e do município em geral, nos variados  domínios, com destaque para a dinamização do ramo do turismo, construção de infra-estruturas sociais, captação de investimentos para a construção de hotéis e unidades industriais, habitação e outras que vão conferir dignidade aos munícipes”.

 

Abastecimento de água

O administrador municipal da Quibala manifestou-se preocupado com o actual estado da rede de distribuição de água à cidade da Quibala, que considerou obsoleta. Para inverter o quadro, João Daniel Nunes anunciou que está a ser feito um estudo para a construção de uma estação de captação e distribuição de água, nos próximos tempos. "Estamos preocupados com a situação do abastecimento de água potável, uma vez que as fontes de água são abundantes, faltando-nos equipamentos para fazermos jorrar a água nas torneiras dos habitantes da cidade da Quibala”, disse, para quem, num futuro breve, a situação pode ser resolvida.

João Daniel Nunes mostrou-se satisfeito pelo facto de a arrecadação de receitas estar a ganhar um impulso assinalável, fruto dos impostos pagos por proprietários de empreendimentos agrícolas instalados no município, que vão produzindo bens e serviços, bem como a geração de emprego. 

Entre as empresas do ramo agro-pecuário implantadas na região, destacou os projectos agrícolas, como as empresas Nova Agro-Líder, Fazendas Santo António, Cambondo, Mato Grosso, Vissolela, Nuviagro, Mena, além de outras iniciativas que vão surgindo.

O administrador municipal da Quibala anunciou, com orgulho, a extensão da Sociedade Aldeia Nova para o seu município, que considerou um ganho que vai gerar bens e serviços, bem como empregos. "Foram feitos contactos com a Sociedade Aldeia Nova, que vai implementar um projecto na localidade de Mbanza Kissecula, o que nos anima bastante, pelos empregos que vai criar para os habitantes do município da Quibala”.

  Saúde e Educação entre as prioridades

De acordo com o administrador municipal da Quibala, os sectores da Saúde e da Educação vivem problemas conjunturais aos restantes municípios do país, mas garante que os mesmos estão operacionais, respondendo aos anseios da população.

No sector da Saúde, referiu que o abastecimento de medicamentos essenciais é feito com regularidade e que a assistência à população é feita sem sobressaltos no Hospital Municipal, bem como nos quatro centros e postos de saúde espalhados pelo município. 

Defendeu o melhoramento dos centros e postos de saúde existentes e a construção de mais unidades sanitárias, para que a população deixe de percorrer distâncias em busca de assistência médica.

Em relação ao sector da Educação, garantiu que a Administração Municipal vai continuar a trabalhar na construção de mais salas de aula, sobretudo na periferia, para que mais crianças possam ser inseridas no sistema de ensino.

Do leque de acções previstas, o administrador destacou a conclusão do projecto de electrificação da sede do município, a conclusão das redes técnicas da cidade, reparação das vias secundárias e terciárias, para garantir o escoamento de produtos do campo para os mercados de consumo, incentivo ao sector produtivo, implementação do programa de empoderamento da mulher e o acompanhamento do projecto Agrijovem, visando incentivar a juventude para a geração de renda, através dos trabalhos do campo.

Outros desafios, segundo João Daniel Nunes, consistem na atracção de investidores para alavancarem o sector do Turismo e ampliação da rede hoteleira na cidade da Quibala, a julgar pelo seu potencial, aliado à sua localização geográfica, além da construção de mais habitações sociais.

Para o sector produtivo, o administrador municipal da Quibala apontou a extensão da rede eléctrica para as fazendas Nova Agro-Líder, Santo António, Vissolela, Kambondo e região de Katofe, através do programa de electrificação do meio rural, que está a ser implementado pelo Ministério de Energia e Águas.

O administrador municipal aconselha aos empresários nacionais e estrangeiros no sentido de investirem na região, tendo em conta as suas potencialidades. "Estaremos abertos para o apoio necessário a todos que se dispuserem em investir no município”.

 

Festas da cidade

Em prol da efeméride, foram programadas diversas actividades músico-culturais, desportivas e recreativas sexta-feira e sábado,  muitos músicos animaram uma maratona cultural, como Pyto Bull, Windo Black, Elenco da Paz, Kumbi-Lixia, Baló Januário, Proletário, Justino Handanga e Bessa Teixeira.

O programa comemorativo dos 49 anos da cidade da Quibala contou, também, com um concurso de gastronomia, corrida de motorizadas e actividades desportivas.

O município da Quibala tem uma superfície de 10.280 quilómetros quadrados e conta com uma população de 142.057 habitantes, segundo dados do último censo realizado em 2014. É limitado a norte pelo município do Libolo, a este pelos municípios do Mussende e Andulo, este último da província do Bié, a sul pelos municípios da Cela e Ebo e a oeste pelos municípios de Quilenda e Quiçama. É constituído pelas comunas sede, Cariango, Dala Cachibo e Lonhe e posto administrativo de Katofe.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões