O Presidente queniano, William Ruto, enviou, a Luanda, o seu ministro da Indústria e Comércio, Moses Kuria, na qualidade de enviado especial, para fazer chegar ao homólogo angolano, João Lourenço, uma carta por via da qual manifesta o interesse em reforçar as relações de cooperação com Angola, bem como uma maior integração regional.
O Executivo aprovou, quarta-feira, durante a sessão ordinária do Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira em estado bruto, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
A secretária de Estado para Administração do Território, Teresa Kivienguele, garantiu, terça-feira, aos deputados que as questões socioculturais, no processo da nova Divisão Político-Administrativa, estão salvaguardas.
A secretária de Estado para Administração do Território referiu que o Orçamento Geral do Estado para 2023 prevê recursos para dar continuidade ao processo de adequação dos limites territoriais intercomunais. Sendo que a iniciativa principal desta proposta, referiu, é o aumento das competências dos actuais administradores comunais e distritais. "Os cidadãos que vão até às sedes municipais para adquirirem determinados serviços poderão fazê-lo nas suas próprias comunas que passariam então a categoria de municípios”, disse, sublinhando que o objectivo é o de aumentar os serviços e um maior investimento nas comunidades numa perspectiva da governação da proximidade.
Sobre a institucionalização das autarquias, disse que o valor alocado às infra-estruturas autárquicas vai de 845 milhões a 940 milhões de kwanzas e que este valor é parcelar para concluir as infra-estruturas.
"Não são novos projectos, são de continuidade, que deverão ser concluídos este ano”, disse. Referiu que estão previstas verbas para preparação das condições para a realização das autarquias locais. "Portanto, o mandato que temos em sede do Plano Institucional, inclui realizar actividades preparatórias para implementação das autarquias, nomeadamente a construção e reabilitação de infra-estruturas autárquicas, o pacote legislativo autárquico e a formação dos quadros. Estas são as acções que estão previstas no OGE de 2023. As outras acções serão feitas em sede de outros exercícios económicos e no devido momento os deputados terão as informações”, disse.
A secretária de Estado esclareceu aos deputados que o Orçamento Participativo, também chamado orçamento do munícipe, é um orçamento dos munícipes e não da Administração Municipal.
Teresa Kivienguele disse que o orçamento para 2023 prevê verbas para a compra de carros para as administrações municipais, sendo uma acção que começou em 2022 em que foram adquiridos carros distribuídos aos 164 municípios. "O segundo lote vai ser distribuído durante o primeiro trimestre de 2023 para administradores adjuntos e viaturas de apoio às administrações. É um processo que vai continuar”, disse.
A secretária de Estado do Território clarificou também que os salários dos quadros das administrações municipais que trabalham em zonas recônditas estão a ser tratados a nível dos Ministérios do Trabalho e das Finanças. "Sobre a formação de quadros para as autarquias, gostaríamos de partilhar que é um processo que vem do exercício económico anterior. Até Dezembro de 2022, foram formados 8.830 técnicos e o OGE para este ano trás verbas para formar mais 2648 técnicos locais”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Presidente queniano, William Ruto, enviou, a Luanda, o seu ministro da Indústria e Comércio, Moses Kuria, na qualidade de enviado especial, para fazer chegar ao homólogo angolano, João Lourenço, uma carta por via da qual manifesta o interesse em reforçar as relações de cooperação com Angola, bem como uma maior integração regional.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
A colocação da educação ambiental no topo das prioridades, no sentido de minimizar as consequências que advêm da falta de conhecimento da importância da preservação da natureza, é urgente, anunciou o vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).