Mundo

Quenianos prestes a escolher futuro presidente em eleições incertas

JA Online

Os quenianos elegem esta terça-feira o sucessor do presidente Uhuru Kenyatta, há dez anos no poder, numa disputa renhida entre o vice-presidente, William Ruto, e o líder histórico da oposição, Raila Odinga, apoiado pelo chefe de Estado cessante.

08/08/2022  Última atualização 15H45

O Quénia está hoje a finalizar os preparativos para estas eleições, as últimas paletes de boletins de voto e caixas de plástico carregadas com materiais eleitorais estão a ser descarregadas nas 46.229 mesas de voto que se abrirão esta terça-feira entre as 6:00 horas locais e as 17:00 (03:00-14:00 TMG) a seis votos diferentes de 22,1 milhões de eleitores.

Em causa nestas eleições estará a escolha do Presidente queniano para os próximos cinco anos bem como os deputados ao parlamento, os governadores e cerca de 1.500 funcionários locais, conforme avançou a Lusa.

Dos quatro candidatos na corrida, dois dominam as intenções de voto: Raila Odinga, 77 anos, concorre pela quinta vez, e o atual vice-presidente, William Ruto, 55 anos. Vice-presidente desde a eleição de Uhuru Kenyatta em 2013, a Ruto foi prometido pelo chefe de Estado cessante que iria ser em 2022 o candidato do jubileu do partido presidencial.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo