Política

Quénia manifesta interesse em reforçar cooperação com Angola

César Esteves

Jornalista

O Presidente queniano, William Ruto, enviou, a Luanda, o seu ministro da Indústria e Comércio, Moses Kuria, na qualidade de enviado especial, para fazer chegar ao homólogo angolano, João Lourenço, uma carta por via da qual manifesta o interesse em reforçar as relações de cooperação com Angola, bem como uma maior integração regional.

03/02/2023  Última atualização 08H57
Ministro da Indústria e Comércio do Quénia, Moses Kuria © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Moses Kuria fez chegar a carta, quinta-feira, durante uma audiência que lhe foi concedida pelo estadista angolano, no Palácio Presidencial. À saída do encontro, o enviado especial de William Ruto, que chegou ao poder em Setembro do ano passado, derrotando nas urnas o líder da oposição queniana, Raila Odinga, destacou que o encontro serviu para falar dos sectores onde os dois países podem cooperar, com realce para o comércio e processamento de recursos minerais.

"Também vimos que há um grande potencial no sector agrícola entre os dois países e o comércio em geral”, realçou o enviado especial, que disse ter abordado, também, com o estadista angolano, a crise reinante no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Sobre esta matéria, Moses Kuria assegurou que o Quénia continua empenhado no processo de estabilização daquela zona da RDC e disse ter encorajado o Presidente João Lourenço a continuar com as acções viradas para este fim.

"Achamos que Angola deve continuar envolvida nas negociações de paz para a RDC e, por isso, viemos beber dessa experiência de Angola sobre este assunto”, concluiu.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política