Sociedade

Quatro mortes e 15 feridos durante o final de semana

Quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas na sequência de 14 acidentes de viação ocorridos na capital do país, Luanda, de sexta-feira a domingo.

01/03/2021  Última atualização 21H55
Acidentes causaram também danos materiais avaliados em mais de 11 milhões de kwanzas © Fotografia por: Jaimagens/fotógrafo
O chefe do Departamento de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, inspector-chefe Nestor Goubel, disse ao Jornal de Angola, que os acidentes de viação ocorreram em várias artérias da cidade e causaram danos materiais avaliados em mais de 11 milhões de kwanzas.
Durante o período em referência, acrescentou, foram apreendidas uma viatura e quatro motorizadas, bem como multados 91 automobilistas, por várias infracções ao Código de Estrada.

Nestor Goubel frisou que a corporação apreendeu oito armas de fogo, sendo duas do tipo metralhadora AKM e seis pistolas. De sexta-feira a domingo foram detidos 143 indivíduos, presumíveis autores de diversos crimes, como roubos, furtos e ofensas corporais, ocorridos em vários bairros da capital.
O Serviço de Emergência Policial, através do terminal 113, registou 871 solicitações,  que mereceram a pronta intervenção das Forças da Ordem e Segurança.
A Direcção do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apela aos cidadãos para denunciarem todos aqueles que utilizam armas de fogo para o cometimento de crimes.


Cadáveres nas ruas

A Direcção do Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros está preocupada com os elevados casos de remoção de cadáveres em tanques de água e valas de drenagem, fundamentalmente no canal do Kikuxi.
Segundo o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, inspector Faustino Minguês, alguns cadáveres que têm sido recolhidos pelos bombeiros são de presumíveis casos de suicídio.

Acrescentou que alguns casos são encaminhados para o Serviço de  Investigação Criminal, para o devido esclarecimento.
Lembrou que, nos últimos dez dias, foram removidos nove cadáveres, com realce para os municípios de Luanda (cinco), Viana (três) e Cazenga (um).
De sexta-feira a domingo os bombeiros realizaram diferentes actividades profilácticas, viradas à prevenção e mitigação de incêndios e outros acidentes

Faustimo Minguês disse que foram  registados sete incêndios, causados por  curto-circuito e fogo posto, afectando os sectores da  habitação, transportes, comércio e ambiente. Os incêndios ocorreram nos municípios de Viana, Cazenga, Kilamba Kiaxi e Talatona.
Os bombeiros fizeram ainda um resgate e salvamento de uma criança do sexo feminino, de 5 anos, do interior de uma vala de drenagem sem água, no município de Cacuaco.

Neutralizaram três casos de derrame de combustível na via pública, ocorridos nos municípios de Viana, concretamente no Distrito Urbano do Zango, no bairro Capalanca e no município de Luanda, Distrito Urbano da Maianga, provocados por três viaturas, por mau estado técnico e por acidente de viação.
Foi ainda feita lavagem ao pavimento na  Ilha do Cabo, onde uma cidadã se atirou do oitavo andar de um edifício.

Durante o período em referência, os bombeiros foram chamados a intervir na abertura de seis portas bloqueadas, no município de Belas, Distrito Urbano do Kilamba, Cacuaco, Distrito Urbano do Sequele, em Talatona, Distrito Urbano do Benfica, e em dois desprendimentos de anéis e um desencravamento de elevador.

Foram ainda registados 14  serviços pré-hospitalares, com o socorro de 14 cidadãos para unidades hospitalares, vítimas de acidentes de viação,  agressão física, queda na via pública e por patologias diversas nos municípios de Viana, Luanda e Cazenga.
Foram recepcionadas 47 chamadas, das quais 40 mereceram intervenção e sete não confirmadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade