Sociedade

Quadros participam em acção formativa

Victorino Matias / Dundo

Jornalista

Um total de 455 novos professores admitidos, recentemente, em concurso público, na Lunda-Norte, participa, desde segunda-feira, no Dundo, da primeira fase de formação sobre indução profissional.

10/04/2024  Última atualização 11H55
Fase de formação sobre indução profissional © Fotografia por: DR
A acção formativa com a duração de dez dias tem como finalidade a integração dos professores na cultura organizacional das academias, tendo em conta as normas que regem o funcionamento do sistema de ensino e gestão do processo de aprendizagem.

Sob o lema "A transformação da Educação começa com o professor”, o seminário está inserido no Plano Nacional de Formação e Gestão Pessoal Docente (2020-2030),  cujo regulamento inclui a formação dos novos profissionais em cultura organizacional.

O  director do Gabinete Provincial da Educação na Lunda-Norte, Ricardo Cauica, destacou a pertinência da acção formativa, por proporcionar valências que vão ajudar os professores a desenvolver mais as práticas pedagógicas e metodológicas.

Com o seminário, referiu, o Ministério da Educação pretende integrar os professores na organização do sistema de ensino e garantir uma educação de qualidade e inclusiva. O director disse ainda que o seminário vai permitir o reforço das competências em técnicas, métodos de ensino e de avaliação, assim como cultivar o hábito da criação de ambientes educativos, estimulantes e promotores de autonomia para os alunos.

Compromisso

O vice-governador para  o sector Político,  Social e Económico, Frederico  Barroso, reafirmou o compromisso que o Estado tem com os programas de formação contínua, incluindo  outras  que visam uma educação eficaz e um ensino de qualidade, assim como, a promoção do emprego na população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade