Sociedade

Quadros do Ambiente estão em seminário

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O saneamento e o fortalecimento da educação ambiental, por meio de oficinas e campanhas de sensibilização, constam dos pontos que estão a ser debatidos, desde terça-feira, em Malanje, num seminário metodológico para os quadros do Ministério do Ambiente.

31/07/2024  Última atualização 10H15
Ana Paula de Carvalho (ao centro) fez a abertura do encontro © Fotografia por: António Muxito | Edições Novembro
O seminário sobre educação ambiental representa para a ministra Ana Paula de Carvalho, que procedeu à abertura do evento, uma oportunidade de sensibilizar a população sobre o impacto do clima na sociedade e a importância de haver uma mudança de comportamento da nova geração.

A defesa do ambiente, acrescentou, é parte indissociável da cidadania, por isso a participação activa de todos é essencial. "A maioria dos problemas ambientais decorre da acção humana, pelo que se torna necessário a educação da população”, ressaltou.

A ministra acrescentou que o Governo está a criar projectos para ter, no futuro, profissionais dedicados às actividades de educação ambiental, que vão trabalhar particularmente junto das comunidades.

Ao intervir no acto, o vice-governador para o Sector Político, Económico e Social de Malanje, Franco Mufinda, explicou que os crimes ambientais são muito frequentes na província, com realce para as queimadas anárquicas, a caça furtiva e a exploração ilegal de inertes.

O governante reiterou o compromisso do Governo local na promoção de acções de educação ambiental nas comunidades, bem como consciencialização da população. "Preservar o ambiente é compromisso com a vida”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade