A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
Um casal alemão de judeus, Karl e Rosi Adler, ao fugir em 1938 do regime nazi vendeu um quadro do pintor Pablo Picasso para financiar a viagem, mas agora, 85 anos depois, os herdeiros querem a obra.
A pintura é actualmente propriedade do museu Guggenheim, em Nova Iorque, e está avaliada entre 100 e 200 milhões de euros. Os descendentes do casal alemão apresentaram um processo civil no Supremo Tribunal do Estado de Nova Iorque contra o Museu de Arte Moderna Solomon R. Guggenheim, em Manhattan, que desde 1978 exibe a obra, mostrando uma mulher a passar a ferro, que o mestre espanhol pintou em 1904.
O grupo de queixosos herdeiros nos Estados Unidos e na Argentina afirma serem eles os legítimos proprietários da obra e alegam na queixa de 20 de Janeiro que houve uma venda "forçada” em Outubro de 1938 e que os Adler foram pressionados para vender. Num comunicado o Museu Guggenheim contesta o processo "sem fundamento”.
A história de "The Ironer”, como as de muitos quadros europeus roubados pelos nazis ou perdidos durante a Segunda Guerra Mundial, começa em 1916 quando Karl Adler o comprou a um galerista judeu alemão em Munique, Heinrich Thannhauser. Karl Adler, proprietário de uma fábrica de couro, e a sua mulher Rosi desfrutavam de uma "vida próspera” em Baden-Baden, no sudoeste da Alemanha, mesmo em frente a Estrasburgo.
A chegada de Hitler e dos nazis ao poder em Berlim marcou o início da terrível perseguição dos judeus na Alemanha e o congelamento ou confiscação dos seus bens e património. Em Junho de 1938, os Adler decidiram fugir do seu país e estabeleceram-se nos Países Baixos, França e Suíça antes de procurarem um visto para a Argentina.
Mas para obter o visto, os Adler, que já tinham deixado a Alemanha algumas semanas antes, venderam o quadro em Outubro de 1938 ao filho de Thannhauser, Justin, que, também judeu, tinha acabado de se refugiar em Paris.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.