A Amnistia Internacional (AI), organização de defesa dos direitos humanos, declarou que os responsáveis pelo assassinato de mais de 20 crentes, incluindo várias mulheres e crianças, ocorrido domingo último, na Igreja Católica São Francisco, em Owo (Sudoeste do país), devem responder pelos actos diante da Justiça, noticiou a Panapress, citando fonte oficial.
A ONU pediu mais “avanços” na aplicação do acordo de paz de 2018 no Sudão do Sul, após os recentes obstáculos e adiamentos em várias questões-chave, e alertou para a necessidade de garantir ajuda humanitária à população.
O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje uma "cooperação honesta" para sair da crise económica global, causada pelas "acções tolas e egoístas de certos Estados", durante a sua intervenção na cimeira dos BRICS.
"Apenas mediante uma cooperação honesta e mutuamente benéfica pode ser encontrada uma saída para a situação de crise que foi criada na economia mundial", disse Putin, na cimeira virtual entre os líderes do bloco de economias emergentes, que junta Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).
Putin atribuiu a crise económica mundial às "acções tolas e egoístas de certos Estados, que, usando mecanismos financeiros, passam para o mundo inteiro os custos dos seus próprios erros de política macroeconómica", numa alusão aos Estados Unidos e à União Europeia (UE).
"As complexidades e a natureza transnacional dos desafios e ameaças que a comunidade internacional enfrenta exigem a busca de respostas colectivas com a participação activa do nosso grupo", afirmou.
O Presidente russo destacou que, ano após ano, aumenta o prestígio e a influência dos BRICS no cenário internacional, já que os membros do bloco "têm enorme poder político, económico, científico-tecnológico e humano".
Durante o Fórum Empresarial dos BRICS, na quarta-feira, o chefe de Estado russo afirmou que os cinco países representam, no conjunto, um mercado de mais de 3.000 milhões de pessoas e um quarto do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, 20% do comércio e cerca de 25% do investimento directo.
"Realmente temos todas as possibilidades de trabalhar juntos e de forma eficaz para garantir a estabilidade e a segurança internacionais", defendeu.
Putin expressou a sua convicção de que "hoje mais do que nunca" é necessária a liderança dos países do BRICS na elaboração de políticas que levem à formação de um "sistema multipolar de relações interestatais", sustentando que a Rússia está disposta a continuar a desenvolver ampla interacção com todos os países dos BRICS.
A 14.ª cimeira dos principais países emergentes começou hoje em Pequim. A expansão do bloco, num período de crescente polarização nas relações internacionais, é um dos principais pontos da agenda.
O bloco BRICS ganhou expressão, pela primeira vez, em 2001, quando o economista Jim O'Neill, da Goldman Sachs, publicou um estudo intitulado "Building Better Global Economic BRIC", sobre as grandes economias emergentes.
O grupo reuniu-se pela primeira vez em 2009 e logo estabeleceu uma agenda focada na reforma da ordem internacional, visando maior protagonismo dos países emergentes em organizações como as Nações Unidas, o Banco Mundial ou o Fundo Monetário Internacional. O bloco passou a incluir a África do Sul no ano seguinte.
Segundo a visão de Pequim e Moscovo, a ascensão dos BRICS ilustra a emergência de "um mundo multipolar", expressão que concentra a persistente oposição dos dois países ao "hegemonismo" ocidental e em particular dos Estados Unidos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Vice-Presidente e candidato presidencial do Quénia, William Ruto, afirmou, terça-feira, que se for eleito à Chefia do Estado vai deportar cidadãos chineses que se ocupam de trabalhos que poderiam ser feitos por quenianos.
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, perdeu, nesta quarta-feira, um processo promovido pela jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S.Paulo, que foi alvo de comentários de cunho sexual proferidas por Jair Bolsonaro.
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se hoje optimista relativamente à possibilidade de serem abertos corredores humanitários que permitam a exportação dos cereais da Ucrânia, fundamentais para debelar a crise alimentar que se alastra.
O Ministério da Saúde de Cabo Verde recomendou hoje a toma da quarta dose de vacina contra a covid-19, principalmente às pessoas com mais de 60 anos e com doenças crónicas, após o aumento de casos no país.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo realizaram, on-tem, em Luanda, uma conferência que visou munir os líderes religiosos de ferramentas necessárias para melhor orientar as comunidades em período eleitoral.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.