Mundo

Putin e Xi vão abordar plano da China para o conflito na Ucrânia

JA Online

Xi Jinping e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, vão discutir o plano proposto por Pequim para resolver o conflito na Ucrânia durante a visita do líder chinês a Moscovo, anunciou hoje o Kremlin.

20/03/2023  Última atualização 14H10
© Fotografia por: DR | Arquivo

"Os tópicos abordados no plano (chinês) para a Ucrânia vão fazer parte das negociações", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em conferência de imprensa.

"A Ucrânia certamente estará na agenda" da reunião entre Xi e Putin, apontou.

Acrescentou que Putin vai explicar a Xi Jinping "minuciosamente" a posição de Moscovo sobre o conflito, para que o presidente chinês possa "obter em primeira mão a visão que o lado russo tem do momento actual".

A visita surge num período de crescente isolamento de Putin no cenário internacional desde o início da guerra na Ucrânia. A viagem segue também o anúncio surpresa do reestabelecimento das relações diplomáticas entre o Irão e a Arábia Saudita, após uma reunião, em Pequim, numa vitória diplomática para o governo de Xi.

O líder chinês mais forte das últimas décadas tem tentado projectar uma imagem de estadista global, à medida que reclama para a China um "papel central" na governação das questões internacionais.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo