Os cidadãos interessados já podem recorrer às instalações do Banco Nacional (BNA), aos bancos comerciais e à Bolsa de Valores (BODIVA) para a compra do stock de títulos em dólares disponível, comunicou, sexta-feira, o BNA.
O coordenador do Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, José Nóbrega, disse, quinta-feira, que aquela infra-estrutura aeroportuária trará para o país vários desafios e novas oportunidades de negócios.
O presidente executivo da distribuidora de combustíveis e outros derivados de petróleo Pumangol, Ivanilson Machado, declarou que, apesar das circunstâncias actuais de difícil equilíbrio da balança económica devido às dificuldades inerentes à subvenção dos preços dos combustíveis, pela demora na liberalização dos preços, a empresa continua empenhada em desenvolver a sua estratégia de crescimento sustentado.
Evanilson Machado proferiu estas declarações à margem da inauguração do 80º posto de abastecimento da companhia, em Luanda, no início da semana, sendo secundado pelo director de Logística, Óscar Sequesseque.
Na ocasião, o director de Logística da Pumangol considerou que os subsídios que levam à comercialização de combustíveis abaixo dos preços do valor real no mercado angolano representam um "grande constrangimento” e um factor inibidor da adopção de decisão de investimento.
Óscar Sequesseque acrescentou que a questão dos subsídios "representa um constrangimento e factor inibidor, em certos momentos, na materialização da carteira de investimentos, porque as margens de retorno são ínfimas e implica que qualquer investidor neste ramo tenha que levar muito mais tempo para recuperar o capital”.
Apesar de o actual cenário de subvenções ter implicações negativas, Óscar Sequesseque afirma que por a Pumangol ser uma empresa de matriz angolana, agora totalmente nacionalizada, vai continuar a investir.
"Entendemos que a resolução desta restrição ou factor inibidor continua na agenda do Executivo e, certamente, em breve, irá ser atenuada, de modo a criar maior apetência para todos operadores do ramo a voltar a investir como deve ser”, afirmou.
Implantada nas 18 províncias do país, a Pumangol conta com mais de 380 funcionários e é responsável por 200 empregos indirectos. O novo posto de abastecimento na cidade de Luanda contou com um investimento de 3,7 milhões de dólares, tendo criado 30 postos para operadores de bombas e 14 funcionários na loja de conveniências Spar.
O novo modelo de serviços pauta-se por um forte investimento em soluções tecnológicas na infra-estrutura, com realce para soluções de gestão de última geração, de acordo com a companhia, "mais fiáveis, eficientes e auditáveis”, estando equipada com TPA Nexgo G2, que permite poupar tempo nas transacções electrónicas, com duração de menos de seis segundos.
As bombas de combustíveis são computadorizadas e equipadas com placas IGEM lançadas em 2022, que permitem fazer um abastecimento de alta precisão, alimentadas por energia fotovoltaica em casos de interrupção da rede geral.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA decisão do Executivo de reduzir, parcialmente, as subvenções à gasolina é justificada pela necessidade de reduzir o fosso entre os ricos e pobres, como é o caso das populações do meio rural, urbano ou periurbano, que têm um consumo reduzido ou nulo de combustíveis.
O embaixador angolano, Agostinho Van-Dúnem, apresentou as Cartas Figuradas ao chefe do Protocolo do Departamento de Estado norte-americano, Rufus Gilford, em Washington DC, na sexta-feira, soube o JA Online, através de uma nota.
Luanda acolheu, esta sexta-feira, a reunião de concertação do Comité Regional Interministerial (CRIM), composta por ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), soube o JA Online, através de uma nota.
O Presidente reeleito turco, Recep Tayyip Erdogan, toma posse este sábado para um terceiro mandato presidencial, com o qual somará cinco anos às duas décadas de poder, numa cerimónia que contará com cerca de 20 líderes internacionais, incluindo a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
A directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Geraldina Paredes, assegurou, no Cunene, esta sexta-feira, que tudo está a ser feito para a emissão de um documento provisório que permita os taxistas e moto-taxistas credenciados atestarem o depósito a 160 kwanzas.