Economia

Público e banca têm quase 6 biliões

Isaque Lourenço

Jornalista

Os depósitos na banca angolana e o dinheiro em posse do público, até ao mês de Fevereiro deste ano, podem representar um valor global de quase seis biliões de kwanzas, segundo dados mais recentes do Banco Nacional de Angola (BNA).

31/03/2021  Última atualização 09H00
Kwanza ganhou terreno ante o dólar e o euro em dois meses © Fotografia por: DR
De acordo com o banco central, o agregado monetário M2 em Moeda Nacional (que mede os indicadores de referência avançadas na abertura), variável intermédia da política monetária, contraiu 1,30 por cento nos dois primeiros meses, porém em termos homólogos observou-se uma expansão na ordem de 24 por cento, lê-se no comunicado final da sessão da última segunda-feira do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola.
Em termos comparativos, na reunião de há um ano, o BNA dava conta ao mercado que o agregado monetário M2 em moeda nacional (congrega a totalidade dos depósitos bancários em moeda nacional e as notas e moedas em poder do público) havia contraído 6,24 por cento em relação ao nível observado em Janeiro de 2020. Naquela altura, passou de 4,94 biliões para 4,64 biliões. Esta diminuição reflectiu-se nos depósitos que contraíram em 299,21 mil milhões e nas notas e moedas em poder do público que também contraíram num valor fixado em 9,18 mil milhões.

Já a expansão da Base Monetária, de acordo com o banco central, naquele período, observou aumento das reservas bancárias em moeda nacional em 138,40 mil milhões (14,40), porém as notas e moedas em circulação contraíram na ocasião em 4,91 mil milhões (1,02).
Este ano, a  Base Monetária em moeda nacional, variável operacional da política monetária, também registou um crescimento de 12,75 em termos acumulados nos dois primeiros meses de 2021 e de 18 por cento nos últimos 12 meses.

O BNA lembra que, nos dois primeiros meses deste ano, a moeda nacional acumulou ganhos de 2,61 e 3,89 por cento em relação às suas congéneres norte-americana e europeia, mantendo-se um percurso de estabilidade e de normal funcionamento do mercado cambial.  
Sobre o stock de Reservas Internacionais Brutas, ficou situado em 15,29 mil milhões de dólares, em Fevereiro, contra 15,40 mil milhões de dólares de Janeiro (-0,72 por cento), equivalente a um grau de cobertura de importações de bens e serviços de 12,29 meses.

Por sua vez, as Reservas Internacionais Líquidas fixaram-se em 8,68 mil milhões de dólares, o que representou uma diminuição de 1,32 por cento face ao mês de Janeiro (8,80 mil milhões).
O governador José de Lima Massano explicou a queda das reservas, apesar da alta actual dos preços, com a baixa na produção mensal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia