Política

PRS trabalha nas eleições com objectivo de reforçar o sistema nacional de ensino

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Programa de Governação do PRS aposta no reforço do sistema de educação, por via da expansão da rede escolar em todo o país.

08/08/2022  Última atualização 07H05
© Fotografia por: Edições Novembro

A garantia foi dada este domingo, na localidade  do Calonda, 22 quilómetros  da sede municipal  do Luca-pa, província da Lunda-Norte, pelo  cabeça   de lista e  candidato a Presidente da República  do PRS, Benedito  Daniel, durante um acto  político de massas, inserido na campanha eleitoral.

Benedito Daniel declarou que os renovadores querem reduzir as assimetrias regionais, em termos de infra-estruturas de ensino. Ao proceder a apresentação do Programa e Manifesto Eleitoral, referiu que a construção de  infra-estruturas escolares para atender o ensino primário, secundário, segundo ciclo e técnico profissional, constam das prioridades do PRS.

O candidato  Benedito Daniel sublinhou que se pretende, com o programa do reforço  do sistema de educação, assegurar a  inserção de maior número possível  de  crianças, adolescentes e jovens ao sistema de educação e ensino. Para o PRS,  segundo  Benedito Daniel, toda a população  angolana, em idade escolar, deve ter acesso ao ensino gratuito   até à conclusão do ensino médio. As perspectivas do PRS  incluem melhorias substanciais no fornecimento de energia  eléctrica  e abastecimento de água potável.

O presidente do PRS, Bendito Daniel, afirmou, igualmente, que vai ser dada uma atenção especial  aos pensionistas, tendo em vista a melhoria  das condições de  vida dos mesmos. Depois da localidade do Calonda, Lucapa,  a agenda do candidato  do PRS à Lunda-Norte, reserva, ainda, a realização de um acto de massas no Dundo, encontro com as autoridades tradicionais e com o bispo  da Diocese do Dundo, D. Estanislau Chindecassi.


Melhoria das condições sociais

O secretário-geral do PRS, Rui Malopa Miguel, prometeu,  sábado último, no município de Cangandala, a 28 quilómetros a Sul da cidade de Malanje, uma mudança radical nas condições sóciais básicas das populações, caso seja governo.

Rui Miguel fez este pronunciamento durante um acto político de massas, realizado no município de Cangandala, que serviu para apresentar o manifesto eleitoral e o programa de governo, no âmbito da campanha, visando as Eleições Gerais do dia 24 deste mês.

Referiu, aos militantes, amigos, simpatizantes e à população local, que para a materialização deste desiderato, urge a necessidade do voto no partido.

O secretário-geral do PRS disse que o partido tem como principal aposta a descentralização administrativa, afim de proporcionar uma habitação condigna aos angolanos.

O político garantiu, ainda, melhoria das condições de vida das populações nos mais variados domínios, com realce para os sectores da Educação, Saúde, Energia e a água potável. Rui Malopa Miguel argumentou que as populações, actualmente, estão a consumir água imprópria, que retiram directamente de cacimbas, causando doenças diarreicas agudas.

O secretário-geral do PRS disse ser necessário o exercício do voto para que haja alternância no poder, para haver uma mudança no quadro socioeconómico do país.

"O momento é este, por isso no dia 24 têm que mudar esse estado de coisas, votando", apelou. O político avançou que o sector da Agricultura é a base fundamental para o desenvolvimento e garante da auto-suficiência alimentar dos angolanos. Questionado sobre a forma como o PRS irá cumprir as suas promessas, Rui Miguel aclarou que é por intermédio do voto que cada candidato procura cumprir com as metas, e, no caso de não o fazer, o povo tem o direito de eleger outros dirigentes para governar o país.

Durante dois dias de actividade de caça ao voto, com acções porta a porta, Rui Miguel interagiu com a população estudantil, sociedade civil e autoridades tradicionais. Referiu a mensagem sobre a importância do voto nas eleições de 24 de Agosto, considerando que a mesma foi bem passada, e o partido espera que a população de Malanje vá às urnas votar no PRS.

De acordo com explicações prestadas pelo político, a vida interna do partido na província de Malanje é saudável e está em franco crescimento. Por isso, frisou, estão a ser desenvolvidos esforços para a implantação de estruturas condignas a nível dos municípios, comunas e aldeias.


Venâncio Victor | Malanje

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política