Economia

Província do Bengo realiza I Conferência Nacional do Café

O Governo Provincial do Bengo realiza, a sete deste mês, em Caxito, a I Conferência do Café, para divulgar as potencialidades da cultura do robusta e criar um espaço de intercâmbio entre vários países produtores.

02/03/2024  Última atualização 12H31
Bengo quer relançar cultivo do café em algumas localidades © Fotografia por: Dr
O objectivo é relançar a produção de café nos municípios de  Bula Atumba, Dembos e Pango Aluquém, com o fito de recuperar os níveis de produção alcançados na decáda de 70.

Para o efeito, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu Pedro, informou, ontem, em conferência de imprensa,  que o evento vai abordar, em dois painéis, temas sobre "O Estado actual da cultura do café em Angola”, "Oportunidades e perspectivas”, "Potencialidades e oportunidades na província” e " Reabilitação e renovação de plantações”.

O projecto "MuKafé” e "Experiências do Uganda na produção de mudas do café robusta”,  "O papel da Cooperativa Recafé no relançamento da cultura”, "Experiências da empresa JMV-Café Gabela da torrefação- um caso de sucesso”, "O Papel da banca angolana e do  Fundo de Desenvolvimento” serão também temas a analisar durante o evento.

Estarão presentes no evento representantes dos bancos SOL, BDA, BCA, BAI, BFA , do  FDA, da  FADCA e da FACRA.

À margem do evento vai ser  realizada uma feira onde estarão expostos o café e seus derivados,  banana e outros produtos agrícolas locais.

Para o certame estão convidados 22 países, designadamente Namíbia, Portugal, Brasil, China, Espanha, França, Turquia, Sérvia, Líbano, Japão, Emirados  Árabes Unidos , Arábia Saudita, Estados Unidos, Egipto, Israel, Rússia, Marrocos, Vietname, Noruega, Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Uganda.

Com a realização deste encontro, o Governo da Província do Bengo espera fortalecer o conhecimento dos produtores (pequenos, médios e grandes produtores) e a abertura da banca ao financiamento das fazendas.

Até 1970, Angola era o terceiro maior produtor mundial de café, período em que atingiu cerca de 230 mil toneladas/ano.

A província do Bengo tem  288 fazendas de café, mas apenas 58 estão em funcionamento. As restantes 225,  localizadas nos municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo, estão subaproveitadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia