Especial

Província do Bengo presente na Huíla com seis municípios

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Seis municípios da província do Bengo, nomeadamente Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango-Aluquém expõem o potencial agrícola e de recursos minerais que possuem, desde quinta-feira, na IV edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, cujo fecho acontece amanhã, no Lubango, província da Huíla.

12/08/2023  Última atualização 11H34
Exibição da banana, mandioca, batata-doce e café © Fotografia por: Edições Novembro
Entre os produtos potenciais dos municípios, o destaque recai para a produção da banana, mandioca, batata-doce e café, além de granitos.

Segundo o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado da Província do Bengo, Pedro Barros Katendi, estão, igualmente, presentes no evento outras três empresas a representar a província.

As empresas dedicam-se à fabricação de mosaicos e azulejos, cujo parque industrial está localizado em Caxito, no município do Dande. A outra empresa presente é a Serra Coelho, que produz vários tipos de material eléctrico, além da Fazenda Filomena, na produção de ração animal, ovos e outros tipos de produtos.

Pedro Barros Katendi fez saber que todos os municípios da província do Bengo trouxeram os produtos potenciais das respectivas localidades.

"Viemos demonstrar o potencial de recursos minerais que a província tem. Como sabem, não podemos esquecer o ouro, fosfato e vários inertes, os quais  temos aqui demonstrado na feira”, destacou.

A delegação da província do Bengo é composta por 80 pessoas, onde cada município tem 10 integrantes. Só o governo da província tem 14 pessoas, bem como os representantes das três empresas presentes.

Pedro Barros Katendi, director do Gabinete de Desenvolvimento Econômico Integrado da Província do Bengo, afirmou que as expectativas são grandes.

Prova disso, ressaltou, basta ver os produtos que a província do Bengo trouxe. Avançou que quinta-feira, no primeiro dia da abertura da feira, muitos visitantes procuraram pelos potenciais produtos trazidos na Feira dos Municípios e Cidades de Angola.

"Basta ver o material produzido na província, sobretudo o mosaico, azulejos de vários tamanhos, para citar apenas estes. Portanto, esperamos conquistar um lugar nesta feira”, disse.

No tocante ao concurso de melhor município, o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado da Província do Bengo espera fazer tudo para conquistar um lugar ao sol. Reforçou que os municípios que compõem a província do Bengo estão preparados para acolher este prémio.

Salientou que os seis municípios do Bengo estão bem representados e cada um com diversos produtos. "Esperamos ter um lugar de destaque neste prémio”, realçou.

A cultura das terras do Jacaré Bangão também se faz presente, num evento em que estão 164 municípios de Angola para demonstrar as suas variadas potencialidades socioeconômicas, culturais, entre outras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial