O presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócios de Gás e Energias Renováveis (UNGER) da Sonangol, Manuel Barros, anunciou, para breve, o lançamento da primeira pedra para a construção de uma fábrica de fertilizantes no Soyo, província do Zaire, com capacidade de processar 1,2 mil toneladas por ano.
A província da Lunda-Norte criou condições para a maximização da receita aduaneira, através do fluxo de transacções internacionais previsto com a República Democrática do Congo (RDC), com a operacionalização do Comité de Gestão Coordenada de Fronteira.
Em declarações à imprensa, a margem da cerimónia de tomada de posse do Comité de Gestão Coordenada de Fronteira da Lunda-Norte, o responsável local do órgão, Paulo Francisco João, o também director da Sétima Região da Administração Geral Tributária, disse, ontem, no Dundo, que a entrada e saída de mercadorias, a partir das fronteiras, "fica agora mais protegida”.
Para o Comité de Gestão Coordenada de Fronteira da Lunda-Norte foram empossados Francisco João, Fernando Bento Costa e João Miguel António como membros do Comité da Lunda-Norte, num acto testemunhado pela vice-governadora para o sector Político Social e Económico, Deolinda Vilarinho.
Paulo Francisco João, que coordena o Comité de Gestão de Fronteira da Lunda-Norte referiu que a Comissão, criada ao abrigo do Decreto Presidencial nº 234/20, de 16 de Setembro, tem a tarefa de, em termos globais e além da protecção da fronteira nacional, salvaguardar, também, a segurança dos bens alimentares.
"É uma Comissão de Gestão Coordenada de Fronteira, onde todos os órgãos do Estado, que lidam com fronteiras, são parte integrante, com o objectivo de, de forma coordenada, facilitar e maximizar o processo de arrecadação de receitas para o país, através do comércio internacional”, afirmou.
Paulo Francisco João referiu que, com o encerramento da fronteira, por força da pandemia da Covid-19, os números da receitas aduaneiras baixaram significativamente, sem contudo avançar o montante. Os níveis de arrecadação, disse, estão longe de atingir a meta preconizada.
O coordenador da Comissão de Gestão Coordenada de Fronteira da Lunda-Norte acredita que, com reabertura das fronteiras nacionais com a República Democrática do Congo, os indicadores apontam para o incremento das receitas aduaneiras. Sublinhou que tem havido muita pressão das autoridades da RDC e dos operadores ligados à importação e exportação de mercadorias de ambos os países, para a retoma da actividade comercial transfronteiriça.
Tchicolondo, de acordo com Paulo Francisco João, é Posto Fronteiriço da Lunda-Norte com maior fluxo de arrecadação de receitas, seguido pelo Furi-3, em que as vias de interligação são precárias e cuja degradação não facilita o trabalho da Administração Geral Tributária (AGT), nem dos operadores comerciais.
Apesar das limitações impostas pelas estradas, o responsável afirmou que estão em curso trabalhos de melhoria da estrutura tecnológica da AGT nos postos fronteiriços da Lunda-Norte. Os trabalhos pretendem-se com a conclusão do processo de instalação de instrumentos electrónicos de tributação.
Perspectivas do Executivo
O secretário da Unidade Técnica Central do Comité de Gestão Coordenada de Fronteira, Braúlio Francisco, afirmou que a entrada em funcionamento do órgão, na Lunda-Norte, reveste-se de grande importância, uma vez que ficam lançadas as bases para o país cumprir com as directivas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Alfândegas (OMA), num momentos em que as perspectivas do Executivo tendem o combate às práticas nocivas na fronteira nacional.
Bráulio Fernando, que conferiu posse aos membros do Comité de Gestão Coordenada de Fronteira da Lunda-Norte, disse que o objectivo da criação do órgão, tem a ver com a necessidade de se trabalhar na eficiência da arrecadação de receitas e segurança das fronteiras internas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs limites das remessas internacionais estabelecidos para as operações retomadas, na quarta-feira, pela Western Union, em Angola, passam do valor inicial de dois mil, para cinco mil dólares por mês, já nos próximos dias, de acordo com uma decisão anunciada, ontem, pelo BNA.
O Grupo Kibabo inaugurou, nesta sexta-feira, no distrito da Maianga, em Luanda, a sua loja número 30, através da qual criou mais 40 novos empregos, totalizando em toda a cadeia de estabelecimento comercial 1.700 postos de trabalho directo.
Empresários egípcios manifestaram a intenção de instalar, em Angola, uma fábrica de autocarros para o sistema de transportes públicos, para atender as necessidades do mercado angolano e de outros países da África Austral, num encontro com o ministro Ricardo de Abreu, na quarta-feira.
A Sonangol declarou, em comunicado enviado nesta quinta-feira às redacções, não reconhecer o conteúdo de um relatório e contas referente a 2021 disseminado nas redes sociais, em coincidência com a conclusão do fecho das contas relativas àquele período a 15 de Junho último, ao que se seguiu a aprovação pelo Conselho de Administração.
O presidente do MPLA, João Lourenço, defendeu, neste sábado na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que “só com um povo educado, com formação e preparado para enfrentar o mercado de trabalho podemos dizer que estamos em condições de desenvolver o nosso país”.
A candidata do MPLA a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, foi apresentada neste, sábado, na cidade Saurimo (Lunda Sul), pelo líder do partido, João Lourenço, no acto político de massas, no âmbito da pré-campanha visando às Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O Tribunal Constitucional publica, entre domingo e segunda-feira (26 e 27), as listas iniciais das candidaturas formalizadas pelos partidos e coligações de partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral de 24 de Agosto.
Os deputados aprovaram, na generalidade, a Proposta de Lei que altera a Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão, na sequência de uma forte discussão entre os parlamentares do MPLA e os da oposição.
Ana Cangombe nasceu na província do Bié, no mês de Novembro de 1973, com a pele morena, lisa e sem manchas. O tempo passou, e à medida que crescia, tornava-se cada vez mais atraente, dona de traços finos e de um corpo esbelto.
Pelo menos 50 por cento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovados para a província de Luanda, foram concluídos e inaugurados, informou ontem, na Quiçama, o vice-governador para a Área Política e Social.
Cristiano Ronaldo (Manchester United) é o desportista mais influente do mundo e é procurado 145 por cento mais vezes do que o rival Lionel Messi (PSG), noticiou o jornal desportivo português A Bola, na edição online de ontem.