O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
A provedora de Justiça, Florbela Araújo, manifestou, ontem, a intenção em cooperar com a Embaixada da Noruega em matérias ligadas aos direitos humanos e protecção de “crimes contra a tortura”.
Florbela Araújo, que falava durante um encontro com o embaixador norueguês em Angola, Bjornar Dahl Hotvdt, disse pretender ainda da Missão Diplomática daquele país europeu a cooperação para a criação de condições para que seja atribuída ao provedor de Justiça a categoria de Instituição Nacional de Direitos Humanos e Entidade de luta de Crimes contra a Tortura, à semelhança de países como Portugal, Espanha, África do Sul e Cabo Verde.
O diplomata norueguês destacou a importância do papel do provedor de Justiça como instituição que vela pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, tendo aproveitado o ensejo para partilhar a sua experiência em sessões anuais sobre a temática ligada aos direitos dos cidadãos.
Bjornar Dahl Hotvdt referiu ainda que, a par dos assuntos relacionados com os direitos humanos, Angola e Noruega mantêm relações estratégicas, caracterizadas pela diplomacia económica. Estas relações, referiu, têm contribuído na inserção de quadros angolanos no mercado de trabalho.
O embaixador realçou que a recente visita do Presidente João Lourenço ao Reino à Noruega reforçou os laços de cooperação entre os dois países, o que permitiu, de certa forma, maior cooperação entre a Embaixada norueguesa e instituições locais de direitos humanos.
No final, em gesto de balanço, a provedora de Justiça considerou positivo o encontro de trabalho com Bjornar Hotvdt, a quem solicitou o apoio da Noruega para a candidatura de Angola junto da Aliança Global de Instituições Nacionais de Direitos Humanos.
O diplomata reconheceu o desafio que a provedora de Justiça de Angola enfrenta para o alcance dessa qualificação e garantiu apoio e transmissão de experiência para o cumprimento deste desiderato.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
A carteira de projectos inserida na primeira fase do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) deve ascender às 2665 infra-estruturas concluídas até ao primeiro semestre de 2024, afirmou, em Luanda, Márcio Daniel, coordenador do Grupo Técnico de Apoio ao Programa de Investimento Público.
A chefe da diplomacia belga, que se encontra a trabalhar no país, revelou o interesse à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.