Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, considerou uma clara violação de um direito fundamental e humano o exercício da vigilância de comunicação praticada por qualquer órgão do Estado e entidades privadas fora dos limites da lei e das normas internacionais.
Florbela Araújo destacou ainda o Princípio 41 da Declaração sobre Liberdade de Expressão e Acesso à Informação em África, que estabelece à vigilância de privacidade e comunicação.
A posição foi defendida, sexta-feira, aquando da sua intervenção no segundo dia do Seminário Regional sobre a Liberdade de Expressão e Acesso à Informação para a África Lusófona, que decorre em Joanesburgo, África do Sul.
Ao dissertar enquanto presidente da Rede dos Provedores de Justiça e Instituições Nacionais de Direitos Humanos, Florbela Araújo desafiou os Provedores de Justiça da Lusofonia e os presidentes das Comissões de Direitos Humanos a intervirem na defesa dos direitos da vida privada dos cidadãos e na violação da liberdade de expressão, como um direito fundamental.
Durante os segundo e terceiro dias da conferência regional, foram debatidos os princípios 25 a 43 da Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e Acesso à Informação em África, tendo ficado garantido o direito a todos de aceder de forma expedita e económica às informações detidas por entidades públicas privadas.
Na sua intervenção, um dos prelectores, Dickson Kasote, que abordava os princípios do acesso à informação, mencionou que em Angola se reconhece o acesso à informação como um direito e garantia constitucional, tendo exemplificado o Provedor de Justiça, como uma instituição que intervém quando se regista violação do direito à informação e restrições ao acesso à informação.
A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, representou o país no Seminário Regional sobre a Liberdade de Expressão e Acesso à Informação para a África Lusófona.
O seminário tem como objectivo promover a sensibilização e divulgação da declaração sobre os princípios de liberdade de expressão e acesso à informação em África.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.